BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Opinião

Reflexão: novo coronavírus desperta o que há de melhor e o de pior no ser humano

Nos momentos mais difíceis da vida, aparecem o que há de melhor e mais nobre e o de pior no ser humano. Nossos sentimentos, opiniões, ideais de vida, valores, personalidade vêm à tona em forma de atitudes, palavras ou simples gestos. Não há como frear, controlar ou impedir isso. Vai muito além da nossa vontade. Não há como esconder nossa real essência, o que pensamos e acreditamos em momentos nos quais somos tão solicitados pela vida. Momentos esses em que a vida quer apenas de cada um de nós CORAGEM. Além de muita coragem, uma boa pitada de serenidade e equilíbrio é imprescindível. O papel da VIDA é, em alguns momentos, abrir nossos olhos, quebrar paradigmas, nos sacudir, dar um tapa na nossa cara, nos desafiar, nos transformar na marra em pessoas melhores e mais fortes, nos fazer crescer, nos fazer rever conceitos, fazer com que possamos nos reiventar e olhar mais para dentro de nós. Há momentos em que não há como e nem pra onde fugir. E o que nos resta apenas é ir à luta, agir e meter a cara.

Momentos de tensão mexem com o emocional das pessoas provocando sérios estragos e uma enorme mistura de sentimentos. Somos seres humanos, seres imperfeitos e repletos de falhas e qualidades também. Tanto o lado sombrio, mau e egoísta como o lado bom, amoroso e compassivo da espécie humana tornam-se claros, evidentes e ficam bem diante dos nossos olhos. São os efeitos de momentos complicados nos quais estamos sob forte pressão como o que estamos vivendo: “de pandemia do novo coronavirus”. Hoje temos poucas respostas e muitas incertezas sobre o futuro, dúvidas, medo de contaminação, preocupações, além da ansiedade, depressão e angústia que estão tomando conta da grande maioria da população mundial. Quem diria que um dia nós seres humanos, sempre tão prepotentes, arrogantes e achando ter a resposta pra tudo sempre, estaríamos nadando num mar de interrogações.

Em tempos de pandemia do novo Coronavírus, nos defrontamos com antagonismos, atitudes e gestos completamente opostos acontecendo simultaneamente. A raça humana é complexa mesmo. Ao mesmo tempo que aplaudimos de pé, nos emocionamos e nos surpreendemos com vários atos de amor, respeito e compaixão, há muitos outros que nos deixam profundamente tristes e estarrecidos.

Click to continue reading

É momento de união e não de brigas. É momento de lutar contra um inimigo forte e invisível, comum a todos. É momento de dar as mãos, tentar manter a cabeça fria, ter serenidade, equilíbrio para tomar as melhores e mais benéficas decisões para o bem comum. É momento da coragem e da força tomarem conta de nós de forma avassaladora destruindo todos os pensamentos e sentimentos ruins e negativos que possam surgir. É momento de aflorar nosso senso de coletividade, empatia e humanidade, amor e respeito ao próximo. É momento de deixar a esperança e a fé falarem por nós. É momento das atitudes, dos gestos de amor e solidariedade se multiplicarem e se espalharem cada vez mais. É momento de rever conceitos, nos tornarmos pessoas mais humanas e mostrar o que há de bom e melhor em cada um de nós. É momento de transformar o amor universal e a compaixão num vírus muito mais letal e contagioso do que o coronavírus, inclusive capaz de destruí-lo. Vamos disseminar os vírus das boas ações e dos bons sentimentos por aí. Imaginem que lindo seria acompanhar esse contágio em massa. Um contágio do bem e do amor jamais visto antes pela humanidade.