Ciência & Tecnologia
STFs DELIBERAM HOJE SE BRASIL PODE ATUAR EM BIOTECNOLOGIA: LÁ FORA TORCEM QUE SEJAM CONTRA
Hoje, 10.02.2021, o nosso STF, composto por bacharéis em direito, vai decidir Ação Direta de Iconstitucionalidade (ADI 3526/2005) movida por Procurador Geral da Republica (PGR) da era LULA, sr Geraldo Fonteneles, de que a empresa CTNBIO (1) - criada pela Lei 8974/1995 e regulamentada pelo Decreto 1.752 do mesmo ano, voltada à regulamentação de Organismos Geneticamente Modificados no Brasil - não poderia gerar eventos transgênicos (de biotecnologia voltada à atividade agropecuária ) sem estudo prévio ambiental do Ibama – informa o agrônomo e doutor Xico Graziano (2), em recente clip do YouTube (3).
Segundo Xico Graziano, o citado PGR atendeu pedido do Greenpeace (4) e de entidades ligadas ao MST e do Consumidor – tendo estas dado parecer contrario às atividades da CTNBIO, inclusive com respaldo contrario de parecer da então Presidência da República. No entanto, o especialista em agricultura informa nesse mesmo clip que recente parecer do Ministério de Ciência e Tecnologia, sobre a ação de inconstitucionalidade citada acima, é muito favorável sua atuação.
Afirma o parecer do Ministério de Ciência e Tecnologia, que em quase 16 anos de seu funcionamento, a CTNBIO julgou para uso comercial produtos para uso animal ( vacinas), produtos para uso em processos industriais biotecnológicos (alimentação animal, produção de etanol, etc) e produtos para uso na saúde humana (vacinas e terapias gênicas) ; tendo analisado e aprovado na área de plantas inúmeras variedades para comercialização ( abrangendo milho, algodão, cana-de-açúcar, feijão e eucalipto), totalizando 97 processos.
Obviamente, é esse Ministério que entende do assunto de produção científica para o desenvolvimento do Brasil, e o arcabouço da regulamentação do funcionamento do CNTBIO é muito extenso e sofisticado, não se podendo dizer que o nosso país tem sido omisso no trato da produção de organismos geneticamente modificados, os quais se voltam especialmente aqui para as áreas da nossa agropecuária – atividade ora fundamental para o sustento da economia brasileira.
Espera-se, portanto, que os 11 bacharéis que ora ocupam o nosso STF, e que de nada entendem de biotecnologia, atentem para o parecer do Ministério de Ciencia e Tecnlogia, favorável à atuação da produção de OGMs que modernizam e tornam nossa agricultura cada dia mais competitiva no âmbito mundial, do que seguirem criticas ( possivelmente politicamente motivadas de grupos eco-radicais e/ou retrógados). SARAVÁ...OREMOS.
FONTES:
Definição da CTNBIO: A Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) é uma instância colegiada multidisciplinar, integrante do Ministério da Ciência e Tecnologia com a finalidade de prestar apoio técnico consultivo e de assessoramento ao Governo Federal na formulação, atualização e implementação da Política Nacional de Biossegurança... ( mais detalhes no link acima). Mais infos na pdf aqui: http://www.iea.sp.gov.br/download/tec3-1298.pdf
02. https://www.poder360.com.br/author/xico-graziano/ biografia breve do agrônomo Xico Graziano, na revista Poder360 onde é colunista. Mas pesquisando no Google se achará sua extensa bio.
03. https://www.youtube.com/watch?v=yOPHpHmG5GI clip de Xico Graziano, postado em 08.02.2021.
04. http://www.greenpeace.com.br/transgenicos/pdf/pet.pdf requerimento do Greenpeace de 58 paginas feito em 14 de setembro de 2005.