BACK
Negócios

2022, o ano do Employer Branding

O ano de 2022 foi marcado por muitas mudanças e adaptações para os profissionais da área de Recursos Humanos - mais que isso, ele foi considerado, também, o ano do Employer Branding. Também conhecido como Gestão de Marca Empregadora, a estratégia de Marketing é usada para gerar percepção positiva sobre as empresas como locais de trabalho. A prática é essencial para o recrutamento e para a seleção de candidatos por atrair os melhores talentos do mercado, além de retê-los.

No entanto, para Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, trabalhar a marca empregadora é mais desafiador que parece. “Muitas empresas acreditam que a combinação entre uma foto do kit onboarding nas redes sociais e alguns posts aleatórios é suficiente para gerir a imagem e a reputação da empresa, o que, na verdade, é bem mais complexo, completo e desafiador’”, explica. Este pensamento é reforçado pelos clientes da agência. Segundo Teresa Sanches, Employer Branding e Internal Comunication Coordinator, da Creditas, o EB anda de mãos dadas com o negócio e o investimento feito nele deve ser visto como estratégico para as empresas. “Investir em marca empregadora é desenhar os próximos passos, garantindo que as pessoas estarão no centro das principais decisões”, completa. Para Simone Viotto, Head of People do Grupo Safira, também cliente da agência, a decisão de investir na reputação da marca empregadora também compõe a estratégia de negócios e nas pessoas da empresa para 2023. “Acreditamos no EB como forma de alavancar os nossos resultados e entendemos que as pessoas que trabalham com a gente são as grandes embaixadoras da nossa marca, por isso optamos, estrategicamente, em investir cada vez mais na área. Nossa estratégia para 2023 vai ao encontro da necessidade de investirmos na reputação da nossa marca como empregadora, o que está proporcionalmente ligado ao sucesso do nosso negócio e das pessoas que trabalham na empresa”, finaliza.

O crescimento da Radancy nos últimos 12 meses é a prova do aquecimento deste mercado. A agência cresceu em quantidade e em importância de clientes e hoje está presente em 27 países e em toda a América Latina, marcando sua posição como líder global em consultoria de EB. Além de ser, também, considerada a maior agência independente de Marketing e Recrutamento, a empresa é a mais premiada por gestão de marca e criatividade. “Nosso trabalho é definido por criatividade, tecnologia e expertise para entregar performance e resultados confiáveis”, comemora Caio Infante.

Click to continue reading

Para elaborar ações que ampliam a satisfação do time e consolidam uma percepção positiva do negócio é preciso planejamento e coerência com os valores da empresa. Trata-se de um projeto de fortalecimento de identidade da organização. Quem atua na área de EB trabalha, diretamente, com a reputação de determinada empresa e sua imagem perante colaboradores e candidatos, o que impacta no clima organizacional e no engajamento dos talentos. O resultado positivo deste trabalho facilita a atração dos melhores profissionais do mercado. Segundo Caio, esta área, no Brasil, está bastante aquecida atualmente. “Quando olhamos para as empresas de outros países, percebemos a diferença de reconhecimento de quanto o EB impacta um negócio. Lá fora, existem departamentos estruturados de EB dentro das empresas e o mercado já se deu conta da importância de gerir as pessoas e a marca e de como tudo isso volta para a geração de negócios e melhores resultados. Esta é a chave do sucesso! Aqui no Brasil, esta percepção ainda está começando a aparecer, o que significa dizer que esta é uma área promissora para quem está chegando no mercado de trabalho ou querendo mudar de carreira profissional”, afirma.

Sobre Caio Infante

Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.