BACK
Negócios

Aumenta número de brasileiras nos Estados Unidos

A busca por igualdade e melhores condições de trabalho vem motivando cada vez mais mulheres estrangeiras a buscar a imigração legal para os Estados Unidos. Atualmente, 52 % da comunidade de imigrantes da América é composta por mulheres. De acordo com o AIC (American Immigration Council), existem mais de 23 milhões de imigrantes do sexo feminino nos EUA - elas representam cerca de 16 % da força de trabalho de todas as mulheres empregadas no País.

Embora México, Índia, China e Filipinas sejam, de longe, os países que mais “enviam” imigrantes mulheres para os EUA, o Brasil segue exportando talento feminino como nunca antes na história. Dos mais de 130 mil green cards emitidos para brasileiros na última década (de 2011 a 2020), 59 mil foram para mulheres. O cenário é muito diferente dos anos 80 e 90, quando quase 70 % dos imigrantes provenientes do Brasil eram do sexo masculino.

Segundo Marcelo Gondim, advogado de imigração nos EUA, não é só em quantidade que as imigrantes brasileiras vêm se destacando nos EUA. “Nos últimos cinco anos, a qualificação profissional e acadêmica (quase sempre com graduação superior e cursos complementares) de muitas brasileiras tem sido fundamental para que elas consigam exercer cargos bem remunerados em áreas que exigem conhecimento técnico específico como Medicina, Odontologia, Enfermagem, Fisioterapia, Engenharia, TI e uma série de outras áreas onde existe hoje grande falta de mão-de-obra qualificada nos EUA”, afirma.

Click to continue reading

Além da busca por estas profissões, é alta a quantidade de empresárias brasileiras abrindo companhias e empreendendo nos EUA, especialmente, nas áreas de Vestuário, Estética, Saúde e Alimentação, sendo a Flórida a principal região para estes empreendimentos.

Seja para trabalhar em uma empresa ou abrir seu próprio negócio, as imigrantes brasileiras têm encontrado excelentes oportunidades e bem menos barreiras do que as que encontram para ascenderem em suas carreiras profissionais no Brasil. “O empoderamento feminino nos Estados Unidos não é novidade. Cerca de 30 % das empresas atualmente sediadas no País foram fundadas ou são comandadas por mulheres. Em nosso escritório, cada vez mais temos clientes mulheres que possuem ofertas de trabalho para diversas profissões e também para posições executivas (C-Level) em multinacionais americanas”, explica Marcelo Gondim, que é fundador da Gondim Law Corp., escritório de Direito Imigratório localizado em Los Angeles, que já representou milhares de brasileiros em seus processos de green card.

Para as brasileiras que sonham em morar e trabalhar nos EUA, Marcelo Gondim deixa um recado final. “Nos EUA existem diversas categorias imigratórias que concedem o green card para imigrantes bem qualificados por suas profissões e histórico acadêmico, como o EB-2 NIW e o EB-3, por exemplo, mas é essencial que a brasileira que estiver bem preparada e disposta a encarar o mercado de trabalho busque consultoria de um advogado especializado e licenciado em imigração nos EUA para saber qual é a categoria imigratória que melhor se encaixa ao seu perfil e começar, então, a planejar um futuro melhor e com mais oportunidades nos EUA”, finaliza.

Sobre Marcelo Gondim 

Marcelo Gondim é advogado licenciado na Califórnia e especializado em Imigração para os Estados Unidos. Possui mais de 20 anos de experiência em processos de green card e vistos americanos. Ele nasceu no Brasil, mas também possui cidadania americana.

Marcelo é fundador e o principal advogado da Gondim Law Corp, escritório de Advocacia Imigratória sediado em Los Angeles.

www.gondimlaw.com

www.instagram.com/gondimlaw/