BACK
Negócios

Como começar o ano com emprego novo e garantir sucesso em 2023

O começo do ano é a melhor época para quem está procurando emprego segundo a especialista em Comunicação Lilian Vieira. É claro que tudo depende da atividade que a pessoa exerce e da área em que trabalha, mas, para a maioria da população, os quatro primeiros meses do ano são a época mais aquecida de contratação. “Promessas de Ano Novo à parte, o começo do ano é, realmente, um momento ótimo para procurar emprego. A quantidade de vagas chega a aumentar até 11% no primeiro trimestre do ano, quando muitas empresas traçam novas metas e planos e reajustam o quadro de funcionários”, explica. Lilian é advogada e cineasta por formação, apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, acumula mais de dez anos na área e é sócia da Produtora MovOn.

O aumento de oportunidades é observado em áreas diferentes e aparece, principalmente, nas grandes empresas, que apresentam um ciclo contábil mais rígido e onde grandes projetos e contratações são reservados para o início do ano. É claro que, proporcionalmente, a concorrência entre candidatos também cresce, e a especialista garante que existem três dicas de ouro para quem quer se destacar nas entrevistas de emprego apostando em uma boa comunicação. “Existem vários detalhes importantes de serem observados durante uma entrevista, mas falar sobre você e comunicar seu talento e sua originalidade com assertividade, com certeza, pode ajudar no resultado final“, afirma Lilian.

Refresque a memoria

Click to continue reading

Para falar bem, é preciso pensar bem e, durante uma entrevista de emprego, isso significa pensar nas situações mais importantes da sua vida profissional. Escolha de cinco a dez situações importantes da sua carreira e avalie o papel que você desempenhou em cada uma delas, o que você aprendeu e quais foram os desafios que enfrentou. Depois, separe-as em categorias como situações de estresse, trabalho em equipe, transição de núcleo e liderança e escreve os detalhes que viveu e como se sobressaiu em cada uma destas fases. Refresque a memória com datas, números de pessoas, cargos e funções e vá pronto com tudo na ponta da língua para não ter lapso de memória durante a conversa com o recrutador. Muitas vezes, não sabemos as perguntas que serão feitas, mas assuntos e dados frescos na memória fazem com que nosso repertório seja acessado mais facilmente.

Seja objetivo

Foque nos fatos mais relevantes da sua trajetória profissional e seja direto ao trazer os resultados intuídos com sua atuação. Não ser prolixo pode ajudar a não se esquecer de pontos importantes da sua experiência profissional.

Entenda quem pode te contratar

Entender sobre a empresa onde deseja trabalhar não é só buscar seu perfil nas redes sociais, mas investir um pouco mais de tempo para descobrir os valores e a cultura da empresa. Seja discreto sempre e, se possível, busque saber o que os próprios funcionários dizem, pois, informações importantes podem fazer você repensar se deve mesmo ir à entrevista.

Lilian afirma, ainda, que uma dica também importante para aumentar as chances de encontrar emprego no novo cenário em que estamos vivendo é estar atento aos novos formatos de processos seletivos. “Hoje é fundamental ter um vídeo-currículo além do currículo tradicional já revisado e atualizado, um perfil ativo no Linkedin, uma bela apresentação em Power Point ou Word e a tradicional lista de recomendações com telefones e contatos atuais. Como muitas entrevistas de emprego e outras etapas dos processos seletivos estão ocorrendo de maneira remota, a dica é estar com o telefone celular e o computador sempre prontos e testar os fones de ouvido, o microfone e a câmera para quando precisar“, finaliza.

Sobre Lilian Vieira

Lilian Vieira é advogada e, depois de um certo tempo atuando na área, trabalhou com Vendas até conhecer o universo da Produção Audiovisual, pelo qual se apaixonou.

Lilian se especializou na área com o curso de Cinema, possui DRT de Apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, hoje acumula mais de dez anos na área e já escreveu, produziu e dirigiu um média-metragem traduzido em quatro idiomas, além do Português.

É sócia da Produtora MovOn, onde é responsável pelos roteiros e pela direção de filmes e vídeos.

Com sua experiência profissional, desenvolveu diversas técnicas para dominar o poder da comunicação, da expressão e da oratória e hoje ensina dezenas de pessoas para que elas vençam o medo, a vergonha e a timidez de falar em público.