BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Como conquistar uma vaga temporária – e transformar essa oportunidade em emprego efetivo

Outubro está aí e junto com ele se inicia a chamada “época dos empregos temporários”, principalmente nas indústrias (para o comércio, o período começa na segunda quinzena de novembro e vai até final de dezembro). Depois da pandemia, a forma dos processos seletivos mudou muito, mas as necessidades de preenchimento das vagas temporárias continuam quase as mesmas. ”Muitas coisas permanecem iguais para conseguir um trabalho temporário, porém, é preciso estar atento às novas exigências para preenchimento das vagas temporárias, pois o candidato precisa saber se comportar, caso receba uma convocação para uma entrevista”, afirma Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Jorge afirma, diante de sua larga experiência, que existem 7 dicas infalíveis para quem gostaria de conseguir um trabalho temporário agora, no final do ano:

1.Tenha seu currículo atualizado

Click to continue reading

Parece óbvio, mas, segundo ele, muitas empresas eliminam currículos dos processos seletivos por não conseguirem falar com os candidatos para marcarem uma entrevista, por isso é importante verificar se o e-mail e o telefone estão atualizados. Também é preciso atualizar o endereço de residência e a data em que saiu do último emprego.

2. Pergunte aos seus amigos mais próximos se eles podem levar seu currículo na empresa onde trabalham

Quando as empresas abrem vagas temporárias, a primeira comunicação é feita internamente, aos colaboradores – muitas vezes todas estas vagas acabam sendo preenchidas com indicação, portanto, este ainda é o melhor negócio.

3. Na Internet, procure vagas em sites de empregos usando a expressão “vagas temporárias”

Este é um cuidado muito importante que se deve tomar pois, na maioria dos sites de empregos, essas vagas temporárias aparecem num espaço separado das vagas “normais”.

4. Prepare-se para entrevistas pessoais, mas não se esqueça dos encontros online

Normalmente, a primeira seleção é feita por meio de uma ligação telefônica ou, atualmente, por uma chamada em vídeo. Quando sair de casa, certifique-se de que o celular terá acesso constante à Internet e bateria suficiente.

5. Para uma entrevista online, reserve um local silencioso e bem iluminado e tome cuidado com o fundo da imagem

Lembre-se: a primeira imagem é a que fica. Atenda ao telefone com uma boa aparência e procure um local onde tenha uma parede branca ao fundo.

6. Durante a entrevista online, tente manter o telefone celular apoiado em algum lugar

Apoie o telefone em algum móvel, por exemplo, e não tente segurá-lo na mão, pois o balanço do aparelho pode irritar o recrutador.

7.Mostre motivação durante a entrevista

Demonstre um leve sorrido durante a entrevista e passe a sensação de que está confiante na vaga - recrutadores não suportam candidatos desmotivados com espírito de perdedor, portanto, mantenha o alto astral.

Sobre o Doutor Carreira

Jorge Penillo, Especialista em carreiras, é conhecido na mídia como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.