BACK
Negócios

Como reter talentos nas empresas?

Segundo dados do Caged de julho de 2022, mais de 6 milhões de pessoas pediram demissão nos últimos 12 meses. Este número equivale a um terço dos desligamentos do período. Pensando neste cenário, podemos levantar alguns fatores que nos fazem refletir sobre este comportamento por parte dos profissionais e sobre o fato de muitas pessoas, simplesmente, não se sentirem mais felizes em seus trabalhos. “Quando questionados se essas pessoas que pediram demissão eram felizes no trabalho, percebemos que os motivos mais citados são o fato do salário não ter acompanhado os índices da inflação, e o tempo de deslocamento perdido com a volta das atividades presenciais”, afirma Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

A soma de variáveis como salário baixo, tempo perdido no trajeto, metas impossíveis de serem batidos, cargos incompatíveis com a qualificação das pessoas e excesso de atividades se traduz em infelicidade no trabalho e, por consequência, pedido de demissão, segundo o especialista.

Para não perderem seus colaboradores e, mais que isso, fazer com eles se engajem mais com o propósito da companhia, Jorge lista cinco formas de reter talentos:

Click to continue reading

Crie um bom ambiente de trabalho

Invista em um espaço de descompressão, lazer e alimentação para seu time, mesmo que você ofereça vale-refeição. A ideia aqui é dar importância à interatividade entre as pessoas.

Ajuste os dias de jornada de trabalho

Proporcione, pelo menos, dois dias de trabalho home office sempre que possível.

Adote horário flexível de jornada

Rigidez de horário em excesso não desperta desejo de ficar na empresa, principalmente no caso dos jovens.

Se não tiver um plano de carreira, crie um plano de incentivo e desafios baseados em méritos

Faça com que os colaboradores queiram atingir as metas estipuladas. Além de recompensa financeira, ofereça a vantagem de desfrutar de um ou mais dias de folga.

Organize encontros e ofereça palestras e treinamentos contínuos aos colaboradores

Aqui o objetivo é integrar as pessoas.

Sobre o Doutor Carreira

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.