BACK
Moda & Beleza

Como ter uma imagem profissional estratégica para o sucesso

Passar uma boa imagem no ambiente corporativo e também na vida social é mais que se vestir bem e seguir as “convenções sociais” estabelecidas para cada ocasião. O conceito de imagem é bem mais abrangente e envolve diversos fatores e caminhos neurais. Por meio da nossa imagem profissional, vestimos e pregamos conceitos mesmo que inconscientemente. “O que se costuma ver sobre imagem é, muitas vezes, um conflito entre o que alguém quer transmitir e o que demonstra essa pessoa demonstra de verdade”, afirma a especialista Marcela Fabrício. Marcela é administradora de empresas pós-graduada em Gestão de Empresas e Gerenciamento de Projetos pela FGV, especialista em Gestão Estratégica de Times e estrategista de Imagem Pessoal e Corporativa. Empresária, professora e mentora, é fundadora da MF Academy e referência na formação de profissionais da área da Imagem.

Existem diversos estilos pessoais e a construção deles, segundo Marcela, passa por uma série de valores, crenças e características relevantes de personalidade. Para ter uma imagem profissional que possibilita oportunidades de crescimento na carreira, não basta expressar nossa essência – é preciso atender, também, às expectativas da essência ou do DNA da empresa que se representa. “Esta é uma dica de ouro para o desenvolvimento pessoal e profissional. Uma vez que, se você se sente reconhecido e valorizado no trabalho, é natural que traga para a sua vida pessoal as benesses desse momento gratificante da sua trajetória profissional e, com isso, existem ganhos de autoestima e empoderamento emocional e intelectual”, afirma a especialista.

A imagem profissional e a primeira impressão

Click to continue reading

Algumas pessoas acham uma bobagem o que dizem as pesquisas sobre a importância de causar uma boa primeira impressão, no entanto, estudos de ressonância magnética mostram uma atividade significativa em duas regiões do cérebro quando formamos uma primeira impressão: a amígdala e o córtex cingulado posterior.

A amígdala, órgão do corpo humano responsável pelo processamento de respostas emocionais, desempenha o papel de interpretar a linguagem corporal e as expressões faciais. Já o córtex cingulado posterior está envolvido na atenção, na memória, na motivação e na tomada de decisão, avaliando riscos, recompensas e resultados. “Com base nisso, podemos dizer que, automaticamente, julgamos aquilo que vemos e conectamos isso com a nossa tomada de decisão.

Oportunidades de trabalho e relacionamentos se perdem com uma imagem que representa algum suposto indício de dúvida, seja do gestor ou parceiro. Estamos apenas honrando nosso instinto de sobrevivência”, garante Marcela.

Será que você já deixou de indicar um amigo para uma vaga de emprego por achar que ele não tinha uma boa apresentação e você não quis se comprometer na indicação para o seu chefe?

Você já foi chamado para um jantar de negócios importante e não pôde levar sua namorada ou namorado porque a maneira que ela(e) se veste é muito ousada para o evento?

Já convidou um amigo com postura e imagem impecáveis para fazer parte de um petit comite importante para sua carreira?

No mundo em que vivemos, não se pode mais deixar de considerar todos os fatores que podem diferenciar um profissional e a imagem é, sem dúvida, primordial. “Tudo começa com uma decisão, e no quesito imagem não poderia ser diferente. Vivemos em sociedade e não há como desconsiderar esse fator. Uma imagem adequada é aquela que respeita as escolhas pessoais, mas, também, carrega as escolhas de uma sociedade, do crachá profissional. Quem é empreendedor também precisa ter uma imagem que passe consistência. É preciso ser coerente com o que se prega para vender um produto ou serviço. Ao contrário, a pessoa estará deixando o tumulto emocional visível em sua aparência”, explica a especialista.

Existem vários símbolos de formalidade e informalidade e cores que auxiliam na comunicação não-verbal. Padronagens e estampas demonstram a criatividade e a elegância que podem ser expressas de modo coerente em qualquer ambiente, preservando sua natureza e garantindo sua empregabilidade, segundo a consultora. Para isso, vale investir em cores sóbrias e peças lisas. Marcela lista alguns itens de vestuário que são coringas nesse processo, como:

• Calça de alfaiataria

• Blazer com corte e tecido formal e semi formal

• Jeans escuro

• Saia reta em tecido plano

• Peças de malha

• Acessórios foscos

• Camisas

• Vestido de modelagem clássica

• Sapatilha clássica

• Scarpin

• Trench coat

• Bolsa clássica e discreta

• Relógio de tamanho médio

• Itens básicos de maquiagem

A especialista lista, ainda, uma série de dicas de etiqueta pessoal importante para quem quer melhorar sua imagem:

1. Procure se sentar sempre com uma postura ereta, nunca descansando a coluna.

2. Jamais coloque os cotovelos em cima da mesa.

3. Converse com as pessoas sempre de um jeito agradável e leve.

4. Não fale alto e sorria sempre com elegância.

5. Tome cuidado com o consumo de bebida alcoólica para evitar conflitos.

6. Procure agir de forma apropriada e respeitosa em qualquer ambiente, mostrando cuidado e consideração pelas pessoas.

7.Ter boas maneiras inclui saber falar de forma apropriada ao telefone, saber se portar à mesa e abrir a porta para as pessoas pensando no todo, e não em si próprio.

8. Lembre-se: a língua e o cérebro nunca trabalham no mesmo ritmo.

9. Pense antes de falar.

10. Fale devagar de forma que a pessoa possa ouvir, pensar e responder.

11. Afaste-se de pessoas negativas.

12. As boas maneiras definem seu caráter e influenciam sua atitude e a forma como você trata as pessoas.

13. Controle suas emoções.

14. Não bata coisas, evite fazer barulho e tenha gestos leves.

15. Mantenha sempre os valores que você tem na sua vida.

Sobre Marcela Fabricio

Administradora de empresas pós-graduada em Gestão de Empresas e Gerenciamento de Projetos pela FGV, Marcela Fabrício é especialista em gestão estratégica de times e estrategista de imagem pessoal e corporativa. Empresária, professora e mentora, Marcela é fundadora da MF Academy e referência na formação de profissionais da área da Imagem. É Instrutora Internacional em Inteligência Facial no Brasil e especialista em Morfopsicologia. Atual Diretora de Eventos da FIPI (Federação Internacional de Profissionais da Imagem ) com sede em Londres. Escritora e Coordenadora do livro Imagem e Estilo.