BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Cresce o número de mulheres empreendedoras no Brasil – como lidar com este novo cenário?

A pandemia de Covid-19 e a necessidade de isolamento social fizeram com que muitas mulheres começassem a ver o empreendedorismo como saída para o desemprego e, também, para conciliar as tarefas da casa e os filhos que não puderam mais assistir aulas presenciais. A quantidade de mulheres que começaram seu próprio negócio cresceu em todo o mundo nos últimos dois anos de acordo com dados do LinkedIn. Somente no Brasil, o percentual de novas donas de seus próprios negócios aumentou 41% em 2020 em comparação com um crescimento de 22% de homens que começaram a empreender.

De olho nesta tendência, a especialista em Comunicação Lilian Vieira, acredita que o País tem potencial para evoluir ainda mais com as mulheres na liderança de suas empresas. “As mulheres perceberam que podem tudo e viram isso na prática nos últimos anos. Não é de hoje que se fala sobre empoderamento feminino, porém, com a pandemia, pudemos viver a realidade de crescimento feminino à frente das empresas e, também, ocupando cargos de alta liderança no mercado de trabalho. Acredito que vamos falar cada vez menos sobre diferença salarial entre homens e mulheres e isso tende a acabar”, aposta Lilian. A especialista é advogada e cineasta por formação, apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, acumula mais de dez anos na área e é sócia da Produtora MovOn.

Empreendedoras por necessidade em um primeiro momento, estas mulheres se encontraram à frente de negócios que, finalmente, puderam sair do papel – muitas delas também se tornaram chefes de família. “Todos os anos o empreendedorismo feminino cresce no Brasil e as mulheres estão mudando a cara do mercado, empreendendo e alcançando novos papéis. Algumas pesquisas mostram que a promoção da igualdade de condições de trabalho promoveria cerca de 30% de incremento do PIB brasileiro, o que comprova que existe uma correlação bastante positiva entre uma maior produtividade das mulheres como empresários e o crescimento do País. Mesmo com tantas perdas, o caos da pandemia gerou ainda mais força para as mulheres”, afirma Lilian.

Click to continue reading

Hoje, o Brasil é o sétimo país com maior número de mulheres empreendedoras segundo o Sebrae – são mais de 24 milhões de brasileiras que tocam seus negócios próprios, movendo a economia e gerando empregos.

E mesmo com um cenário de futuro promissor de ainda mais crescimento, Lilian afirma que estas novas empresárias ainda enfrentam alguns desafios que precisam ser superados, como as barreiras sociais, a falta de apoio, a dificuldade para conseguir crédito e a dupla jornada. Para superar estes obstáculos, o caminho é se espelhar em mulheres de sucesso e buscar ajuda nas redes de empreendedorismo feminino existentes no mercado. “Existem programas de apoio no Brasil e no exterior que dão suporte e incentivam a liderança feminina”, explica.

Para quem está começando a empreender, a especialista deixa algumas dicas para facilitar o caminho:

- Faça aquilo que gosta e alie seu negócio ao seu propósito de vida

- Domine todo o conhecimento sobre o setor em que pretende atuar

- Não desiste frente às primeiras dificuldades

- Busque equilíbrio entre vida profissional e pessoal

- Concentre-se em pequenos passos todos os dias

- Use e abuse das redes sociais

- Planeje suas ações e suas despesas

- Calcule os riscos e não se iluda com metas impossíveis

- Busque melhorar acompanhando os dados da empresa

- Adquira olhar de gestão

- Desenvolva características essenciais como profissional

- Aposte incansavelmente em networking

Sobre Lilian Vieira

Lilian Vieira é advogada e, depois de um certo tempo atuando na área, trabalhou com Vendas até conhecer o universo da Produção Audiovisual, pelo qual se apaixonou.

Lilian se especializou na área com o curso de Cinema, possui DRT de Apresentadora de TV e Radialista. Pós-graduada em Produção Audiovisual, hoje acumula mais de dez anos na área e já escreveu, produziu e dirigiu um média-metragem traduzido em quatro idiomas, além do Português.

É sócia da Produtora MovOn, onde é responsável pelos roteiros e pela direção de filmes e vídeos.

Com sua experiência profissional, desenvolveu diversas técnicas para dominar o poder da comunicação, da expressão e da oratória e hoje ensina dezenas de pessoas para que elas vençam o medo, a vergonha e a timidez de falar em público.