BACK
Cultura & Entretenimento

Empresários e executivos ganham espaço no mercado editorial

O retorno dos eventos presenciais e abertura de novas livrarias físicas pelo Brasil são alguns dos motivos que sustentam a promessa de que o segundo semestre de 2022 promete aquecer ainda mais o mercado editorial. A adaptação das obras físicas para o universo digital também tem feito o mercado se tornar promissor. Os audiobooks também ganharam mais força com o crescente acesso da população aos smartphones e à Internet - mais vendidos que os e-books nos Estados Unidos, o maior mercado de livros do mundo, eles ainda representam apenas 1% das vendas de livros no Brasil.

Cientes do espaço que existe para investir na carreira de escritor, empresários e executivos de renome têm se arriscado em busca de conhecimento para se tornarem escritores e ganharem destaque também no mercado editorial. “A profissão de escritor é reconhecida no Brasil e integra a Classificação Brasileira das Ocupações, mas não é tão simples entrar na profissão - gostar de ler e escrever e saber compor um texto de forma correta e criativa são requisitos básicos”, explica Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Em sua mentoria chamada Líder Escritor, Jorge auxilia o futuro autor desde o planejamento da obra até a orientação para a escritor dos capítulos, com detalhes que vão desde a diagramação e a anatomia da obra até a catalogação e impressão. “Essa mentoria desmistifica um pouco a história de que é preciso ter muito dinheiro para publicar um livro. Com a possibilidade das vendas digitais, qualquer pessoa pode se tornar um escritor. O segredo é validar o objetivo da obra e adequar a publicação ao público-alvo correto”, explica Jorge.

Click to continue reading

A mentoria personalizada dá direito à acompanhamento contínuo e material didático e tem um custo bastante acessível. Segundo Jorge, escrever um livro não é uma tarefa fácil, principalmente para quem é exigente com relação à qualidade da obra. “Escrever bem é um conjunto que une técnica, estudo e prática. Ler é um exercício diário essencial para quem quer escrever bem”, afirma.

O especialista cita cinco dicas práticas para quem pensa em escrever seu primeiro livro:

Comece!

A primeira dica é, simplesmente, começar. Não se preocupe com a qualidade do que está escrevendo – preencher as primeiras linhas de um texto é sempre o passo mais difícil até mesmo para escritores consagrados autores de best sellers.

Reserve data e hora para se dedicar ao seu livro.

Somente em filmes os autores conseguem produzir livros no silêncio das montanhas. Para ser escritor, é preciso se dedicar e para que isso se torne possível dentro do dia a dia, organize uma agenda e tenha esse momento como um compromisso.

Faça networking com profissionais do mercado.

Para quem está começando nessa jornada, uma dica de ouro é aprender com a experiência de quem já é escritor. Participe de comunidades online com estes profissionais e, se possível, compareça a alguns eventos presenciais de lançamentos e livros.

Leia muito!

O melhor combustível para a criatividade de um escritor é a leitura. E vale tudo, qualquer leitura – quanto mais, melhor. Fazer da leitura um hábito torna a pessoa mais criativa para produzir sua própria obra, além de ajudar na escrita correta.

Seja paciente e persistente

É preciso ter consciência de que o sucesso de um livro não ocorre de repente - é necessário persistir. Ninguém se torna um ótimo escritor da noite para o dia. Como em todas as profissões, existe uma estrada a ser percorrida e o importante é não desistir.

Sobre o Doutor Carreira

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.