BACK
Negócios

Marca pessoal é questão de sobrevivência para os professores

Atualmente, o papel do professor passou a ser muito mais abrangente do que apenas ensinar e prender a atenção de alunos e colegas de trabalho em suas apresentações. Para se destacar neste mercado, é preciso ter uma marca pessoal forte, o que inclui se preocupar com o que o profissional passa para os outros fora das paredes das salas de aulas, inclusive em seus perfis nas redes sociais e, principalmente, estar alinhado à identidade e à cultura da escola. “Nos dias de hoje, para se destacar profissionalmente é preciso mostrar nossa capacidade de contribuir com o crescimento da empresa para a qual trabalhamos, e essa regra vale também para os professores. Não existe mais a relação de que para ser um bom profissional da área de Educação basta ter didática e conhecimento – a imagem pessoal, a postura profissional e o comportamento dentro e fora da sala de aula são essenciais para reforçar a imagem de um bom professor e, assim, valorizar a instituição de ensino”, explica Mara Lauxen, estrategista em Personal Branding. “Quando este profissional não passa uma imagem positiva, ele hoje compromete a imagem da escola, abre mão de conquistar uma imagem profissional de valor e até cargos mais altos, ficando estagnado profissionalmente”, completa. Mara é mentora especialista em Carreira Feminina e atuou por mais de 20 anos como empresária nos setores de Moda, Eventos e Agronegócios. Como palestrante profissional, Mara potencializa o empoderamento pessoal e profissional.

A marca de um professor nada mais é do que o conjunto de sensações que ele desperta quando as pessoas falam sobre seu trabalho. Segurança, paixão, confiança e credibilidade são as palavras mais desejadas na descrição que estes profissionais querem receber de alunos, pais de alunos, superiores e colegas, e para isso, Mara afirma que a palavra-chave é “exclusividade”. “Para se tornar inesquecível, o professor deve ter características e ações únicas que o diferenciam dos outros. Para descobrir qual é seu ponto de destaque, basta se perguntar qual é imagem que esse profissional passa quando entra em uma aula. Tente definir em apenas uma palavra essa sensação e aposte nisso”¸ explica Mara.

Construir uma marca pessoal é um processo que requer compromisso a longo prazo, muita determinação, pensamento estratégico e paciência. Para dar o primeiro passo, é preciso ter em mente qual é a imagem profissional que se deseja passar para as pessoas. Depois, é preciso pensar com quem se deseja falar e como comunicar estes atributos – sabendo seu público, segundo Mara, fica mais fácil estabelecer um repertório para encantar essas pessoas. “É preciso pensar em passar uma imagem duradoura por meio de suas atitudes. E hoje, para alcançar mais gente, é fundamental considerar essa presença no universo online também”, explica Mara. As redes sociais são uma extensão da nossa marca pessoal, portanto, é preciso pensar antes de publicar qualquer coisa, sempre zelando pela boa imagem.

Click to continue reading

No caso dos professores, Mara ressalta mais um ponto que deve ser observado com atenção: o chamado “marketing de defensores”. Saber divulgar os pilares da instituição de ensino onde este profissional trabalha para pais e responsáveis e investir num bom relacionamento com eles são hoje excelentes ações para o crescimento da empresa. “O marketing de defensores ocorre quando o relacionamento entre a marca e seus usuários é tão satisfatório que os clientes apoiam naturalmente a empresa. Esta estratégia se popularizou com as redes sociais, onde estes clientes fazem relatos sobre marcas que apoiam”, explica Mara.

O marketing de defensor deve ser genuíno e transparente. "Os defensores são os pais que sempre buscam informações sobre os filhos e adoram saber o que a escola está fazendo. São aqueles que se envolvem com a escola. Quando este vínculo é fortalecido e se estabelece um relacionamento de confiança entre escola e pais, eles automaticamente se tornam defensores da marca da escola", explica Mara. “Quem atua na Educação tem mais que uma profissão. O professor deixa marcas na vida de seus alunos e é preciso cuidar para que essa marca seja positiva. Ser professor é ser um guia para toda a vida, e cumpre bem seu papel de ensinar aquele que consegue deixar sua marca positiva”, finaliza.

Sobre Mara Lauxen

Mara Lauxen é Estrategista em Personal Branding, Mentora Especialista em Carreira Feminina, Master Trainer, Master Mentoring com Tripla Especialização. Atuou por mais de 20 anos como Empresária dos setores de Moda, Eventos e Agronegócio, adquirindo expertise em Atendimento ao Cliente, Gestão Administrativa, Gestão de Equipes, Liderança, Planejamento e Vendas. Entre tantas especializações, Mara se tornou palestrante profissional, e já impactou milhares de pessoas potencializando o empoderamento pessoal e profissional. Além disso, através de curadoria de imagem pessoal, profissional e marca pessoal, impactou centenas de pessoas no que se refere à autoestima e autoconfiança, despertando e trazendo à tona a essência e o diferencial das pessoas, potencializando marcas pessoais.