BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Negócios

Saiba qual é o perfil profissional mais desejado pelas empresas

Aos poucos, as empresas estão voltando a ter seus quadros de colaboradores completos depois dos primeiros impactos sofridos pela pandemia. Muitas companhias fecharam as portas e outras tiveram que demitir pessoas por conta de dificuldades financeiras, reduzindo drasticamente seu quadro de funcionários.

O fato é que agora muitas empresas estão voltando a expandir e outras estão reabrindo suas portas, o que é uma excelente notícia para quem está à procura de uma nova oportunidade no mercado de trabalho formal. “A dica para os profissionais que estão desempregados aproveitarem este momento de ouro é estarem atentos às mudanças de perfil profissional que as empresas estão buscando agora”, explica Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Sobre este novo perfil, o especialista lista as dez principais características que as empresa mais têm buscado em seus candidatos:

Click to continue reading

1. Experiência Profissional –profissionais que estejam prontos para iniciar de imediato, sem necessidade de treinamento técnico.

2. Formação Escolar –candidatos com boa formação escolar em sua área de atuação e com cursos realizados recentemente, o que mostra preocupação em se manterem atualizados.

3. Comprometimento – pessoas que se envolvem com a empresa, são responsáveis e tenham um nível de entrega acima da média (o tal do “espírito de dono”).

4. Ética –pessoas honestas, transparentes e que respeitem as regras da empresa e do bom convívio com fornecedores, clientes e colegas de trabalho.

5. Disponibilidade – pessoas com quem se possa contar em qualquer situação.

6. Iniciativa –pessoas que tomam a frente das situações e não esperam sentadas pelo que precisam fazer.

7. Facilidade de Relacionamento –pessoas que não geram conflitos e que conseguem conviver em um ambiente de harmonia e interação entre fornecedores, clientes e colegas.

8. Trabalho em Equipe –pessoas que conseguem trabalhar em equipe, colocando seu conhecimento à disposição do time em busca de resultados.

9. Disciplina –pessoas que não se dispersam facilmente, cumprem prazos de entrega e conseguem se auto gerenciar quando precisam trabalhar em esquema home office.

10. Foco em Resultados – pessoas que entregam resultados, e não desculpas.

Jorge garante que estas são as novas exigências das empresas na busca por talentos e que isso se reflete, também, nas perguntas feitas atualmente pelos recrutadores nos processos seletivos.

Sobre o Doutor Carreira

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.