BACK
Negócios

Transformando desemprego em oportunidade

Uma verdadeira onda gigante de demissão em massa vem atingindo em cheio o Setor de Tecnologia - as “gigantes” big techs demitiram um total de mais de 200 mil pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil. Este mar enfurecido continua produzindo novas ondas de desligamentos e vem assustando muitas pessoas que agora se veem desempregadas e assustando, também, quem tem emprego, uma vez que existe uma tendência de que o movimento de corte continue.

A situação fica ainda mais preocupando quando se insere no atual contexto político e econômico do Brasil, segundo Jorge Penillo, professor universitário e mentor de Carreira e Liderança conhecido como Doutor Carreira. “Assim como ocorreu nos anos 90, quando uma grande onda demissão assolou famílias inteiras por conta de processos de privatizações, a situação agora preocupa muita gente. A saída parece continuar sendo a mesma da época, quando várias pessoas se reinventaram e buscaram novas oportunidades profissionais, principalmente, como empreendedoras”, lembra o especialista. Jorge tem formação em universidades do Brasil e dos Estados Unidos, é graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia

Empresarial com especialização em Neurociências. É também autor do livro “Iniciando uma carreira brilhante”.

Click to continue reading

Para aconselhar quem é pego de surpresa por uma demissão, Jorge coloca como dica principal a reativação de networking, ou seja, contatar pessoas, inclusive as que também foram demitidas para juntos pensarem em uma pequena empresa que possa prestar serviços para as maiores, por exemplo, afinal, a demanda continua existindo, só que de uma maneira diferente. “Essa onda de demissões criou um gargalo - muitos processos estão travados e os negócios, simplesmente, não andam”, garante.

Para quem pensa em começar um pequeno negócio na área de Tecnologia da Informação para ofertar serviços para as big techs, o especialista aposta em três primeiros passos:

- Procure reunir alguns dos seus melhores contatos da época em que estava trabalhando e veja quais deles também estão em busca de novas oportunidades para, assim, somarem forças.

- Faça uma reunião de alinhamento com estas pessoas e mapeie todos os serviços importantes que as grandes contratariam e monte uma apresentação sobre eles.

- Contate antigos gerentes e apresente sua pequena empresa e suas soluções e veja se há interesse por parte deles

Sobre o Doutor Carreira

Jorge Penillo, conhecido como Doutor Carreira, é professor universitário, coach e mentor de liderança e carreira. Professor universitário e palestrante, tem formação em universidades do Brasil e Estados Unidos. É graduado em Administração de Empresas com pós-graduação em Marketing e Negócios e possui MBA em Estratégia Empresarial com especialização em Neurociências. Começou sua carreira profissional aos 14 anos de idade, em 1986, aos 14 anos na Eletropaulo como menor aprendiz, e permaneceu na empresa por 30 anos, passando por várias áreas técnicas e administrativas até 2016. É autor do livro Iniciando uma carreira brilhante, que tem o objetivo de orientar os jovens sobre como entrar no mercado de trabalho.