BACK
Local

Criminosos invadem Consulado de Portugal no Rio e fazem cônsul refém

Criminosos invadiram o Consulado Geral de Portugal no Rio de Janeiro e fizeram o cônsul Luis Gaspar da Silva e sua família reféns. O crime foi na madrugada de sábado (30.out.2021). Os bandidos teriam rendido os seguranças e entrado no consulado por volta de 2h da manhã, segundo testemunhas afirmaram à polícia. Joias, computadores e outros objetos foram levados. Não há relato de feridos.

Além do prédio do consulado, uma casa vizinha e a casa do próprio cônsul também foram invadidas. A ação foi similar, com o roubo de objetos valiosos. A 10ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro, em Botafogo, é a responsável pelas investigações. Foram feitos exames periciais no local pelo Instituto de Criminalística. Testemunhas também foram ouvidas. O Consulado Geral de Portugal não se manifestou sobre o caso até o momento, assim como a Embaixada de Portugal no Brasil.

2º ATAQUE A CONSULADOS NO RIO Em setembro, o Consulado da China no Rio de Janeiro também foi atacada. Um homem jogou uma bomba no prédio durante a noite. Também não houve feridos. A ação contra os diplomatas chineses foi mais violenta e não tinha como objetivo o roubo. O caso também é investigado pela 10ª Delegacia de Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Click to continue reading

Na época, o consulado chinês cobrou “medidas concretas” de proteção a diplomatas. A China lembrou que essa é uma obrigação do país que recebe diplomatas. A Convenção de Viena, da qual o Brasil é signatário, estipula que diplomatas e consulados precisam ser protegidos pelo país anfitrião. No caso, o governo brasileiro precisa atuar para proteger a integridade do consulado e os servidores.