BACK
Economistas preveem que último aumento de juros nos EUA será em julho
www.metropoles.com

Economistas preveem que último aumento de juros nos EUA será em julho

É isso o que mostra uma pesquisa feita pela Bloomberg com especialistas americanos. Decisão será tomada na próxima semana pelo Fed

Negócios

A maior parte dos economistas americanos acredita que o Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos EUA) deve elevar os juros em 0,25%, em decisão que será tomada na próxima semana, nos dias 25 a 26. Com isso, a taxa no país vai subir para um intervalo entre 5,25% e 5,5% – o maior nível desde 2001. A partir daí, porém, eles creem no fim do aperto do ciclo monetário, iniciado há 16 meses.

É isso o que indica uma pesquisa realizada pela Bloomberg com 45 economistas, entre 13 a 18 de julho. O levantamento mostra que, com as pressões de preços em queda no mês passado, quase todos os economistas também não esperam mudanças nos juros na reunião de setembro do Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc), do Fed. Apenas 20% preveem uma elevação no encontro do órgão em novembro.

O ex-presidente do Fed Ben Bernanke compartilha a opinião dos colegas. “Parece muito claro que o Fed aumentará outros 25 pontos-base em sua próxima reunião”, disse o economista, em um webinar organizado pela empresa Fidelity Investments, nesta quinta (21/7). “É possível que a alta em julho seja a última.”