BACK
Negócios

Queda no mercado cripto derruba ações de empresas relacionadas ao bitcoin e outras criptomoedas

A queda no mercado cripto na madrugada desta sexta-feira, 19, não afetou apenas o preço de ativos digitais como bitcoin e ether, que caíram quase 10%, mas também atingiu duramente as ações de empresas relacionadas ao setor, como das empresas de mineração, a corretora Coinbase e, claro, também a MicroStrategy.

Enquanto o índice Nasdaq abriu em queda de 1,3%, as ações relacionadas ao mercado cripto despencavam, com números negativos muitos maiores. Os papeis da Hut 8 Mining, por exemplo, caíam 16% antes da abertura do mercado e, agora, operam em queda de quase 11%. Outra empresa de mineração, a Marathon Digital já perdeu 12% do valor nesta manhã de sexta-feira, 19.

Outras empresas do setor de mineração de bitcoin têm desempenho semelhante: ações de Riot Blockchain (-9%), BitFarms (-11%), CleanSpark (-9%) e Bit Digital (-9%) também foram fortemente atingidas pela mais recente queda de preços no mercado cripto - nesses casos, especialmente do bitcoin, já que a maior criptomoeda do mundo é o principal produtos das empresas.

Click to continue reading

Além das mineradoras, outras empresas do setor também têm sofrido nesta manhã. Os papeis da Coinbase, terceira maior corretora cripto do mundo e a única listada em bolsa nos EUA, trocam de mãos com queda de quase 9%. No último mês, entretanto, as ações da corretora ainda acumulam alta de quase 16%, apesar de que as perdas desde o início do ano se aproximam dos 70%.

Já a MicroStrategy, primeira empresa listada em bolsa a investir suas reservas em bitcoin, em 2020, e que atualmente é uma das maiores custodiantes de bitcoin do mundo, sofre ainda mais. Os papeis MSTR são negociados com quada de quase 10%. Desde o início de 2022, a queda no preço das ações da empresa de Michael Saylor já perdeu 48% do valor.