BACK
Ciência & Tecnologia

SpaceX lança sétima missão tripulada para estação espacial

Quatro astronautas de quatro países diferentes. Eles devem chegar a Estação Espacial Internacional (ISS) ,em órbita em sua cápsula SpaceX no domingo, 27, substituindo quatro astronautas que vivem lá desde março. Um astronauta da NASA foi acompanhado na decolagem antes do amanhecer do Centro Espacial Kennedy por pilotos da Dinamarca, Japão e Rússia. Eles apertaram as mãos enluvadas uns dos outros ao chegarem à órbita.

Foi o primeiro lançamento dos EUA em que cada assento da espaçonave foi ocupado por um país diferente – até agora, a NASA sempre incluiu dois ou três de seus próprios países em seus voos de táxi da SpaceX. Um acaso no tempo levou a essas designações, disseram as autoridades.

“Para explorar o espaço, temos que fazer isso juntos”, disse Josef Aschbacher, diretor-geral da ESA, minutos antes da decolagem. “O espaço é global e a cooperação internacional é fundamental”, disse.

Click to continue reading

O foguete Falcon 9 da empresa decolou do Centro Espacial Kennedy às 3h27 da manhã, iluminando o céu ao longo da Costa Espacial da Flórida. A missão, conhecida como Crew-7, está sendo comandada pela astronauta da NASA, Jasmin Moghbeli, piloto de helicóptero e tenente-coronel do Corpo de Fuzileiros Navais. A ela se juntam o cosmonauta russo Konstantin Borisov, o astronauta da Agência Espacial Europeia Andreas Mogensen, da Dinamarca, e Satoshi Furukawa, astronauta japonês.

O propulsor de primeiro estágio da SpaceX retornou ao Cabo Canaveral vários minutos após a decolagem, um presente extra para os milhares de espectadores reunidos na escuridão do início da manhã.

O voo foi adiado um dia depois que as equipes da NASA decidiram dedicar mais tempo para garantir que todos os sistemas de controle ambiental e de suporte à vida da espaçonave Dragon estivessem funcionando corretamente.

Se tudo correr conforme o planejado, a cápsula Dragon da SpaceX chegará à estação espacial às 8h50, horário do leste dos EUA, no domingo. A tripulação está programada para passar cerca de seis meses no laboratório em órbita realizando experimentos científicos antes de retornar à Terra a bordo da mesma cápsula Dragon em que chegaram.

Outro astronauta da NASA será lançado para a estação a partir do Cazaquistão em meados de setembro, sob um acordo de permuta, juntamente com dois russos.

Com essa, a SpaceX já colocou sete tripulações em órbita para a NASA. A Boeing foi contratada na mesma época, há quase uma década, mas ainda não realizou voos tripulados e sua cápsula está em terra até 2024 devido a problemas com o paraquedas, entre outros.

Quem são os astronautas?

Jasmin Moghbeli, piloto da Marinha dos EUA que atua como comandante, disse que a composição de sua tripulação demonstra “o que podemos fazer quando trabalhamos juntos em harmonia”. Ela será acompanhada na missão por Andreas Mogensen, da Dinamarca, da Agência Espacial Europeia (ESA); Satoshi Furukawa, do Japão; e Konstantin Borisov, da Rússia.

“Somos uma equipe unida com uma missão comum”, disse Jasmin Moghbeli, da NASA, via rádio, da órbita.

Os caminhos dos astronautas para o espaço não poderiam ser mais diferentes. Os pais de Moghbeli fugiram do Irã durante a revolução de 1979. Nascida na Alemanha e criada em Long Island, Nova York, ela se alistou nos fuzileiros navais e pilotou helicópteros de ataque no Afeganistão. A viajante espacial de primeira viagem espera mostrar às garotas iranianas que elas também podem almejar algo alto. “A crença em si é algo realmente poderoso”, disse ela antes do voo.

Mogensen trabalhou em plataformas de petróleo na costa da África Ocidental após se formar em engenharia. Ele disse às pessoas intrigadas com sua escolha de trabalho que “no futuro, precisaríamos de perfuradores no espaço”, como o personagem de Bruce Willis no filme “Armageddon”, que mata asteroides. Ele está convencido de que a experiência na plataforma o levou a ser escolhido como o primeiro astronauta da Dinamarca.

Furukawa passou uma década como cirurgião antes de ser selecionado para ser astronauta no Japão. Assim como Mogensen, ele já visitou a estação antes.

Borisov, um novato no espaço, voltou-se para a engenharia após estudar administração. Ele dirige uma escola de mergulho livre em Moscou e julga o esporte, no qual os mergulhadores evitam tanques de oxigênio e prendem a respiração debaixo d’água.

Uma das vantagens de uma tripulação internacional, eles observaram, é a comida. Entre as iguarias que estão subindo: um ensopado persa com ervas, um chocolate dinamarquês e uma cavala japonesa.

(Com agências internacionais)