BACK
Política

Mossad, Hamas e oi Brasil

O Instituto de Inteligência e Operações Especiais, popularmente conhecido como Mossad, é a agência de inteligência nacional de Israel. É uma das principais entidades da Comunidade de Inteligência de Israel, juntamente com AMAM e Shin BetLogo

Nelson Düring

Editor-Chefe DefesaNet

Click to continue reading

09 Novembro 2023

O gabinete do primeiro-ministro de Israel, Benjamim Netanyahu, postou na quarta-feira, 08NOV2023, que o Mossad, o serviço secreto do país, colaborou com autoridades brasileiras na operação que culminou na prisão de dois suspeitos de planejar com o grupo radical xiita libanês Hezbollah um atentado contra alvos da comunidade judaica no Brasil.

Em nota, o gabinete de Netahyahu disse que através da ajuda do Mossad e outros aliados internacionais, o plano foi desbaratado pela PF. Ainda de acordo com o governo israelense, o alvo da ação é uma rede que opera não só no Brasil, mas em outros países.

“O Mossad agradece às autoridades brasileiras por seu papel na prisão da célula terrorista operando sob ordens do Hezbollah, que pretendia lançar um ataque contra alvos da comunidade judaica no Brasil”, diz a nota.

A comunidade de Inteligência de Israel estava profundamente irritada com as ações infundadas empreendidas pela Polícia Federal contra empresas israelenses fornecedoras de equipamento de inteligência, e seus funcionários no Brasil. Todas as tarefas de inteligência contra narcotráfico, lutar contra crime organizado e terrorismo feitas pelos órgãos de segurança pública, militar e de Estado são possíveis graças a aquisição dos modernos sistemas produzidos em Israel, o qual permitiu a licença de exportação ao Brasil.

Em especial, causou preocupação em Tel Aviv, Washington e capitais europeias os vazamentos de informações e de dados sigilosos da ABIN, com a publicação de notícias sobre as ações da Agência e da empresa Cognyte, nomes dos seus funcionários, sem qualquer fundamento ou base na realidade. Esses vazamentos colocaram em risco as atividades das empresas, seu corpo funcional, e principalmente expôs as capacidades de inteligência do serviço secreto brasileiro, incluindo o intercâmbio com serviços secretos estrangeiros, fontes e informantes.

A mensagem recebida de Tel Aviv no dia de hoje é destinada a personalidades no Planalto, a partir do Presidente Lula, ministro Rui Costa (a quem a ABIN está subordinada), ministro Dino, o secretário-geral Capelli, o diretor-geral da Polícia Federal Andrei Rodrigues e muitos outros. Inclui a posição ridícula do Comandante do Exército General Tomás, tanto com o Centro de Inteligência do Exército (CIE) e o Comando de Defesa Cibernético.

O “X” no original assim como a tradução seguem abaixo.

Prime Minister of Israel

1 – Os serviços de segurança brasileiros, juntamente com o Mossad e os seus parceiros na comunidade de segurança israelita, juntamente com outras agências de segurança internacionais, frustraram um ataque terrorista no Brasil, planejado pela organização terrorista Hezbollah, dirigida e financiada pelo Irã.

2 – O Mossad agradece aos serviços de segurança brasileiros pela prisão de uma célula terrorista que era operada pelo Hezbollah para realizar um ataque a alvos israelenses e judeus no Brasil.

3 – Tendo como pano de fundo a guerra em Gaza contra a organização terrorista Hamas, o Hezbollah e o regime iraniano continuam a operar em todo o mundo para atacar alvos israelitas, judeus e ocidentais.

4 – O Mossad está trabalhando, e continuará a trabalhar, para frustrar estes esforços sempre que necessário, através de vários métodos.

texto não poderia ser mais perturbador pois o agradecimento é suplantado pela frase da quarta mensagem.

“O Mossad está trabalhando, e continuará a trabalhar, para frustrar estes esforços sempre que necessário, através de vários métodos.”

Em linguagem direta: Se as autoridades brasileiras não colaborarem serão ignoradas.

O conflito Polícia Federal x ABIN

Um outro ponto a ser destacado e que leva a preocupação é o fato de neste exato momento a ABIN (Agência Brasileira de Inteligência), estar investigando e próxima de desbaratar aquela que poderá ser uma das maiores operações de espionagem de Estado feitas no Brasil e que envolveria uma grande potência. O mesmo assunto vem sendo investigado pelas Forças Armadas e poderá ter um desfecho a qualquer momento segundo fontes de Brasília. Já receio de que a operação da Polícia Federal na sede da ABIN possa ter vazado dados da investigação.

Mensagens vindas dos Estados Unidos

Nos dias 07 e 08 o State Department dos Estados Unidos comunica dois assuntos interessantes.

1 – Diálogo Político-Militar Brasil

7 DE NOVEMBRO DE 2023

A Secretária de Estado Adjunta para Assuntos Político-Militar, Jessica Lewis, foi anfitriã do Diálogo Político-Militar EUA-Brasil no Departamento de Estado dos EUA, em 7 de novembro 2023. O diálogo reafirmou nossa estreita relação político-militar bilateral com o Brasil, um importante aliado não pertencente à OTAN, e ressaltou nosso compromisso em promover a segurança nos EUA, no Brasil e em outros lugares.

A Secretária Adjunta Lewis e outros funcionários dos Departamentos de Estado e de Defesa dos EUA mantiveram conversações com o chefe do Departamento de Defesa do Brasil (Itamaraty), Ministro Marcelo Paz Saraiva Câmara, e outros funcionários do Ministério das Relações Exteriores e de outros departamentos do governo brasileiro.

2- Divulgado dia 8 pela Embaixada Americana, em Brasília, o Comunicado

“Esforços do Kremlin para espalhar secretamente desinformação na América Latina”.

Este é o segundo comunicado, em menos de 20 dias. O anterior foi publicado dia 20OUT2023 : “Guerra Híbrida – Exportação de Desinformação Pró-Kremlin: O Caso da Nova Resistência no Brasil”

Parece ser uma resposta às impertinentes declarações do Chanceler “de facto” Celso Amorim como esta para a CNNBrasil: “não pode mais aceitar “desculpas” para os brasileiros seguirem sem conseguir sair de Gaza,” no dia 06NOV2023.

O comportamento das autoridades no Planalto fez o Mundo das Sombras mandar um duro recado. Caso o Brasil continue com sua postura aliada à Moscou e defendendo grupos considerados terroristas no Oriente Médio, será desconectado do compartilhamento de informações de inteligência e estratégicas, e não comunicado de ações em seu território ou áreas de interesse.

Algo só possível de aceitar para os atuais dirigentes brasileiros.