Social & Lifestyle
Dos castelos de Sintra, em Portugal aos vinhedos da Toscana, na Itália, as escolhas certas para o "sim" no velho mundo.
Lisboa, Toscana, Paris, Santorini, Mônaco… Parece tudo muito distante quando o assunto é casamento, não é verdade? Mas se engana quem pensa que fazer um destination wedding na Europa é muito mais caro que casar no Brasil. A verdade é que não é barato mas não tem a ver com valores, mas sim com a experiência. Reunir 500 amigos em uma única noite ou passar dois ou três dias incríveis de festa com 20, 50 ou 100 melhores amigos e familiares? A primeira opção perdeu a graça já tem um tempo, pelo menos para os noivos que me procuram.
Sempre que os recebo em meu escritório aqui no Rio de Janeiro ou na Europa - onde tenho base em Lisboa, Florença e Mônaco - , a primeira dúvida que surge é: qual o melhor lugar? E respondo que não existe um melhor, mas sim vários diferentes.
Portugal, por exemplo, tem a facilidade da língua, o que é ótimo para quem vai viajar com familiares mais velhos que talvez não tenham um inglês afiado. Outra vantagem de casar no país é a proximidade cultural: a comida que agrada a todos, a hospitalidade sem igual dos portugueses - o país vive muito do turismo, são 22 núcleos classificados como Patrimônio Mundial pela UNESCO - , e as curtas distâncias. Perder tempo é o que ninguém quer em um destination wedding, e Portugal é assim: a 30 minutos de Lisboa, por exemplo, você chega aos palácios de Sintra, ou ao charmoso Cascais e suas lindas praias, bons restaurantes e docerias, como lojas locais. Outra opção é o ensolarado Algarve, com suas praias de areias douradas à explosão de cores que caracteriza a beleza natural de suas falésias e as navegáveis grutas naturais, culminando com a encantada região do Douro, com seus vinhedos tão ou mais lindos que os famosos da Toscana.
E já que falei em curtas distâncias, não posso deixar de falar de Mônaco. O principado é outro destino ideal para quem não quer perder o timing - já que o país tem apenas 2 quilômetros quadrados - e não abre mão de luxo! Na terra de Grace Kelly é onde estão os hotéis mais badalados e premiados do mundo e a maior concentração de estrelas Michelin por metro quadrado! E já que estamos em Mônaco, um pulinho em Paris não faz mal a ninguém. E a Cidade Luz não é só para passear, mas também para casar, principalmente se a Torre Eiffel for o pano de fundo.
Vindo um pouquinho para o Sudeste europeu, chegamos à queridinha de muitos brasileiros, ingleses, árabes… a deliciosa Toscana! O estilo rústico-chique, a tarantela, os vinhos sem igual e a alegria dos italianos conquista qualquer um que passar duas ou três horas na região, que é a mais desenvolvida em serviços para casamentos. Até o meu escritório em Firenze é uma festa, o mais animado de todos rs!
Agora, pra quem quer céu azul, praia e muita, mas muitttaaaaa festa, a Grécia é o seu destino. É um destino que amo, mas que não recomendo para os noivos que fazem questão da presença dos avós e tios no casamento. A experiência de casar fora só é válida se todos aproveitarem e ficarem à vontade.
O que sempre falo para os meus noivos é: assim como para casar no Brasil, na Europa é só escolher um destino com uma boa infraestrutura de casamentos e levar seu wedding planner brasileiro. Europeus são incríveis e super profissionais, mas é o seu assessor quem não vai deixar sua festa sem o toque brasileiro do começo ao fim! E se ainda assim quiser levar mais alguém do Brasil, recomendo: maquiador - a beleza é uma questão muito pessoal, e o DJ. A menos que você tope viver uma experiência 100% local, um bom DJ brasileiro faz diferença. Afinal, quem vai tocar Evidências para você? rs!
Simone Tostes é Wedding Planner da empresa Aonde Casar
@aondecasar
Fotos: Lucho Vargas, Sam Sacramento, Rayana Sacramento, Everson Barbosa e Bianca Ramos
Vídeos: Creative Wedding Film.