BACK
Avós: 10 motivos para amá-los mais | Familia
www.familia.com.br

Avós: 10 motivos para amá-los mais | Familia

Os avós são importantes na família, e muitas vezes precisamos nos lembrar do porquê os amamos.

Social & Lifestyle

Quando falamos dos avós, é difícil não lembrar de um conselho cheio de sabedoria, de uma tarde gostosa cheia de histórias ou daqueles doces que podíamos comer antes das refeições. Todos esses momentos cheios de afeto e amor nos lembram do quanto a convivência com os avós marca profundamente nossa vida.

Segundo dados do IBGE, no ano de 2019 o tempo médio de vida era de 76,6 anos para homens e mulheres. Isso mostra que a expectativa geral de vida vem crescendo nos últimos anos, o que é um ganho para as crianças, que terão mais tempo ao lado do vovô e da vovó durante sua fase de desenvolvimento. Além disso, a tecnologia tem facilitado o contato entre netos e avós que não moram perto, reduzindo a saudade e trazendo novas formas de manter as famílias juntinhas.

Para o desenvolvimento infantil, o relacionamento entre avós e netos traz diversos pontos positivos, a começar pela construção de boas memórias com a família. Os momentos de contação de histórias, em que o vovô e a vovó compartilham narrativas únicas e especiais para as crianças, torna-se uma memória afetiva e cheia de significado para elas.

Click to continue reading

As habilidades socioemocionais também podem ser melhor desenvolvidas a partir do convívio com os avós, pois eles auxiliam os netos com conselhos e encorajamentos durante os momentos de conflito, sejam eles internos ou externos. Um estudo realizado pela Academia de Oxford durante dezenove anos, revelou que as crianças que conviveram mais tempo com o avô e a avó demonstraram menores chances de apresentar quadros de ansiedade e depressão na vida adulta. Os pequenos e pequenas que participaram do estudo desenvolveram ainda maior capacidade de empatia, respeito e índices mais elevados de criatividade.

Uma outra pesquisa feita pelo professor e especialista americano James Bates mostrou que para os avós o relacionamento com os netos também traz benefícios. Entre os participantes do estudo, os avôs que cuidaram dos netos apresentaram melhor qualidade de vida e bem-estar, enquanto as avós que conviveram mais com as crianças da família, demonstraram menores chances de sofrerem com doenças cognitivas como o Alzheimer.

Leia mais aqui:

https://www.familia.com.br/avos-10-motivos-para-ama-los-mais/