BACK
Encontrada múmia de 4 mil anos coberta de ouro. Veja! - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Encontrada múmia de 4 mil anos coberta de ouro. Veja! - Só Notícia Boa

Arqueólogos encontraram uma múmia coberta de ouro, dentro de um sarcófago, que estava fechado há 4.300 anos. A múmia foi descoberta a 15 metros de profundidade em um cemitério em Saqqara, no sul do Cairo, no Egito. Os restos mortais pertenciam a um homem chamado Heka-shepes e a múmia estava coberta de folha de ouro, […]

Cultura & Entretenimento

Arqueólogos encontraram uma múmia coberta de ouro, dentro de um sarcófago, que estava fechado há 4.300 anos. A múmia foi descoberta a 15 metros de profundidade em um cemitério em Saqqara, no sul do Cairo, no Egito.

Os restos mortais pertenciam a um homem chamado Heka-shepes e a múmia estava coberta de folha de ouro, dentro de um grande sarcófago retangular de calcário.

“Esta múmia pode ser a múmia mais antiga e completa encontrada no Egito até hoje”, disse Zahi Hawass, arqueólogo que liderou o projeto.

Click to continue reading

Túmulos

A descoberta faz parte de um “grupo de túmulos do Reino Antigo”. Segundo o Dr. Zahi, no local, continha um grande cemitério. O túmulo mais importante pertencia a Khnum-djed-ef, que era um padre no complexo pirâmide de Unas.

O segundo maior túmulo pertenceu a Meri, que era um oficial no palácio real. E o terceiro foi da múmia coberta por ouro.

Estátuas

As descobertas não param por aí. Mais três estátuas de pedra representando uma pessoa chamada Fetek foram desenterradas. Segundo o comunicado, ao lado de “uma mesa de oferendas e um sarcófago de pedra que continha sua múmia”.

Os arqueólogos localizaram no mesmo sarcófago amuletos, vasos de pedra, ferramentas para a vida diária e estátuas de divindades, juntamente com cerâmica, de acordo com Hawass.

Todos os itens descobertos pela equipe datam entre os séculos 25 e 22 aC.

“Estou muito feliz por anunciar que a minha equipe de escavação de arqueólogos egípcios que trabalha com o Conselho Supremo de Antiguidades em Gisr el-Mudir, Saqara fez várias descobertas arqueológicas importantes datando das dinastia 5 e 6 do Reino Antigo”, escreveu o pesquisador nos estudos.

Confira aqui as fotos:

https://www.sonoticiaboa.com.br/2023/02/09/encontrada-mumia-4-mil-anos-coberta-ouro