BACK
Conheça o La Cité du Vin, meca do vinho em Bordeaux, na França | CNN Viagem & Gastronomia
viagemegastronomia.cnnbrasil.com.br

Conheça o La Cité du Vin, meca do vinho em Bordeaux, na França | CNN Viagem & Gastronomia

Conheça o La Cité du Vin, meca do vinho em Bordeaux, na França . Confira na íntegra na CNN Brasil Viagem & Gastronomia.

Viagem

Para além de suas belezas arquitetônicas clássicas, gastronomia deliciosa e hotéis acolhedores, brinco que Bordeaux se resume ao vinho. Aqui tomamos vinho, respiramos vinho e, no meio disso, celebramos o vinho. Assim, é claro que a cidade teria um lugar inteiramente dedicado à bebida.

Falo do La Cité du Vin, “a cidade do vinho” de Bordeaux. Localizado às margens do rio Garonne, ele é mais do que um museu: é um espaço cultural que honra os mais de 2 mil anos da história da bebida, deixando mais acessível esta tradição que é um dos pilares da economia de muitos países.

Assim, o Cité du Vin representa a história do vinho do mundo todo, suas dimensões culturais e universais. É quase uma Disneylândia para quem, assim como eu, é amante da bebida.

Click to continue reading

Arquitetura ousada

Inaugurado em 2016, o fascínio já começa do lado de fora: sua arquitetura é arrojada e contemporânea, criando um supercontraste com as construções clássicas de toda a cidade. A estrutura é cheia de formas e movimento, se assemelhando a um grande decanter.

Tudo remete ao vinho, mas de uma forma moderna. Cepas retorcidas, o vinho girando em um copo, os redemoinhos do Garonne… São muitas as formas que sua impressionante fachada recorda, obra do projeto dos arquitetos Anouk Legendre e Nicolas Desmazières.

O dourado de seus painéis de vidro brilha ao entardecer, ganhando contornos fotogênicos, e lembra a cor encontrada nas fachadas dos edifícios históricos de Bordeaux. Seu interior também é marcado por movimento: as escadas, os salões arredondados e a cave com inúmeros rótulos, por exemplo, nos fazem sentir essa dinâmica.

Celebração ao vinho

São mais de 13 mil m², dez andares e 20 áreas temáticas que formam o museu. Provando ser um espaço vivo de conhecimento, aqui ocorrem eventos, aulas, workshops e degustações.

Há dois tipos de exposições no Cité du Vin: uma permanente e outras temporárias. A exposição que não sai de cartaz oferece um interessante tour por vinhedos ao redor do mundo, em que brinca com os nossos sentidos. Com a ajuda de um aparelho com guia multimídia entregue na entrada (o português não está entre as línguas), diferentes cheiros, texturas, sons e aspectos visuais se mesclam na imersão da história do vinho e de seu papel na civilização.

Sua parte cultural é o que mais me deixou fascinada. Por meio da interatividade de smartphones e mesas digitais, tanto adultos quanto crianças se divertem e saem do Cité du Vin com aprendizados, que englobam o modo de se fazer a bebida, seus terroirs, seu passado e sua importância para os dias atuais.

Geografia, história, topografia, clima: várias são as facetas do conhecimento que a uva e o vinho podem nos mostrar, todas ressaltadas no museu. Um dos aspectos mais interessantes é que a própria Bordeaux tem seu lugar de destaque na exibição: a cidade e sua íntima ligação com o vinho é narrada pelo museu.

Exposições temporárias também tem seu lugar garantido no espaço, sempre dialogando de alguma maneira com a essência do museu. Para 2022, por exemplo, o Cité du Vin será palco de “Picasso, a efervescência das formas”, entre os meses de abril e agosto. A exposição fala sobre o lugar do vinho e dos aguardentes na obra de Pablo Picasso nas suas pinturas, desenhos, cerâmicas e filmes.