BACK
Cultura & Entretenimento

Bianca Branco estreia exposição no Rio de Janeiro

Artista plástica apresenta “Do chão ao coração: Mulheres Terra” no Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no Centro

A exposição “Do Chão ao Coração: Mulheres Terra”, da artista plástica Bianca Branco, chega ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), no Centro da capital fluminense, nesta sexta-feira, dia 22 de março, com abertura às 15h.

Na mostra, que tem curadoria de Marcelo Valle, coordenação da procuradora Patrícia Carvão e apoio do Espaço Travessia, a artista faz um mergulho em suas memórias e traz à tona “imagens-homenagem” às muitas mulheres fortes de sua família, que a antecederam no interior da Bahia. Imagens que ela traz consigo enraizadas, onde predominam as cores terrosas de uma memória ancestral, coberta de poeira de estrada. Ocre, terracota, coral, rosa queimado, bordô, marrom remetem ao chão que se pisa, a terra que se cultiva, ao barro das casas de pau a pique, à argila arenosa da beira dos rios turvos e tortuosos. Essas mesmas cores estão na pele dessas mulheres representadas em traços singulares e únicos característicos da artista.

Click to continue reading

- A maioria das obras são retratos, outras trazem um cotidiano de luta e de labuta, mas todas conectam o chão que se pisa ao coração que sente. Essas são as mulheres brasileiras – revela Bianca.

O MPRJ fica na avenida Marechal Câmara, 370, no Centro.

Arte no DNA e admiradores famosos

Nascida em uma família de artistas, Bianca Branco é carioca e trilhou o mesmo caminho de forma autodidata. Influenciada pelo estilo de seu pai, o artista plástico Di Branco, mostrou interesse pela pintura e começou a entalhar aos 7 anos de idade. No entanto, foi a partir dos 15 que ela começou a levar a pintura a sério e, aos 20, já vivia exclusivamente de sua arte.

Com uma personalidade forte e marcante, já realizou diversas exposições coletivas e individuais, tanto no Brasil quanto no exterior, conquistando uma legião de admiradores pelo mundo. Entre os famosos que prestigiam seu trabalho, estão nomes como o ator Henri Castelli, a atriz Dandara Mariana, o jogador de futebol Alexandre Pato e a empresária Barbara Berlusconi.

- A minha obra é plural, retratando diversas vertentes da arte e mostrando a habilidade em criar obras únicas e originais – explica a artista.

Mais informações:

https://www.instagram.com/ateliedearts/

https://www.instagram.com/biancabrancoarts/

Tags: bianca branco, Estreia, #exposição, Rio de Janeiro, Artista plástica, Do chão ao coração: Mulheres Terra, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, MPRJ, centro, mulher, Arte, Cultura