BACK
Cultura & Entretenimento

Marina Lutfi apresenta show do disco "Outra Dimensão" no dia 17 de agosto, na Ocupação Memória Viva! Sérgio Ricardo 90 anos, no Estação Net Rio, em Botafogo

Repertório será cantado com voz e violão e contempla músicas do disco, e outras de seu pai, o músico e cineasta Sérgio Ricardo

Há um ano nas plataformas digitais, o álbum “Outra Dimensão”, de estreia da cantora, produtora e designer Marina Lutfi, terá show no dia 17 de agosto, às 21h, no saguão do cinema Estação Net Rio, em Botafogo. A apresentação faz parte da programação da Ocupação Memória Viva! Sérgio Ricardo 90 anos, em celebração a seu pai, o multiartista Sérgio Ricardo, que faria 90 anos em 2022.

Numa versão mais intimista de voz e violão, Marina volta aos palcos com o repertório do álbum, que mescla composições de seu pai, como “Barravento” e “Esse Mundo É Meu”, e canções de nomes como Rodrigo Maranhão, João Donato, Arnaldo Antunes e Péricles Cavalcanti.

Click to continue reading

A Ocupação Memória Viva! Sérgio Ricardo 90 anos é uma realização da Cacumbu, produtora de Marina e seus irmãos João Gurgel e Adriana Lutfi, em parceria com o produtor Cavi Borges, da Cavídeo, e com o Estação Net de Cinema. A programação segue com exposição, filmes, shows e saraus até 27 de Setembro.

“Está sendo um enorme prazer realizar essa Ocupação em parceria com Cavi e o Estação para que possamos falar e mostrar cada vez mais a obra do nosso pai. E os nossos trabalhos artísticos são frutos de uma influência enorme que ele sempre exerceu nas nossas vidas", diz ela, com brilho nos olhos, avisando que também incluiu as inesquecíveis "Zelão", "Deus e o Diabo na Terra do Sol" e "Poema Azul" no repertório.

A cantora será acompanhada por Flávio Mendes, diretor musical do álbum e do show, no violão, e João Gurgel, seu irmão e parceiro musical, que fará uma participação na guitarra e voz.

A venda de ingressos será colaborativa e arrecadada no dia do show para que os custos da empreitada sejam cobertos, incluindo o pagamento da equipe.

Multiartista retratou a realidade de um mundo desigual

Nascido João Lutfi em 1932, Sérgio Ricardo é um multiartista brasileiro, original da cidade de Marília (SP). Muda-se para o Rio de Janeiro nos anos 1950, onde trabalha como crooner, ator e apresentador de televisão e participa da fundação da Bossa Nova, ao lado de João Gilberto e Tom Jobim. Nos anos 60, Sérgio lança seu primeiro e premiado filme, “O Menino da Calça Branca” (1961), com montagem de Nelson Pereira dos Santos e fotografia do irmão Dib Lutfi, unindo-se então ao Cinema Novo, o que lhe rendeu uma parceria frutífera com Glauber Rocha. Figura marcante nos festivais da década, protagonizou uma das cenas mais emblemáticas da MPB durante o 3º Festival de Música Popular Brasileira, da TV Record, em 1967, quando quebrou seu violão e o arremessou diante da plateia, que, com vaias, o impedia de interpretar o samba “Beto Bom de Bola”, que denunciava a corrupção no futebol. Nos anos 70, mergulha ainda mais nas questões sociais e passa a expressá-las em todas as suas artes. Questiona e resiste à ditadura militar, sofrendo censuras e boicotes do regime. Jamais parou de lutar e produzir música, cinema, poesia, livro, peça e pintura. Faleceu em julho de 2020, aos 88 anos, deixando o seu verdadeiro legado: a paixão pela cultura do povo e a necessidade de debater e expressar as "fomes", desejos e vontades do Brasil.

Serviço:

Marina Lutfi - Show do disco “Outra Dimensão”

Dia 17/08, quarta-feira, às 21h

Estação Net Rio – Saguão

Rua Voluntários da Pátria 35 - Botafogo

Ingressos colaborativos no dia do evento

Instagram | YouTube | Plataformas

Sequência da programação de agosto com eventos gratuitos:

Estação Net Botafogo, dia 23 de agosto, terça-feira, às 20h, sala 3

Sessão de cinema: exibição de “A Noite do Espantalho” (longa, 1974), de Sérgio Ricardo, com bate-papo em seguida. Entrada: gratuita. Endereço: rua Voluntários da Pátria, 88, Botafogo.

Estação Net Rio, dia 31 de agosto, quarta-feira, às 21h, saguão

Palco Livre: atores do Grupo Nós do Morro comandam um sarau-poético-performático com poemas de Sérgio Ricardo. Entrada: gratuita. Endereço: rua Voluntários da Pátria, 35, Botafogo.

Site: http://www.grupoestacao.com.br/

Tags: marina lutfi, sérgio ricardo, Botafogo, estação net rio, Cinema, Musica, Arte, Cultura, lazer, joão gurgel, estação net botafogo, memória viva, ocupação, nós do morro, a noite do espantalho, #exposição, Filmes