BACK
Anúncios do Google estão sendo usados para espalhar malware
www.istoedinheiro.com.br

Anúncios do Google estão sendo usados para espalhar malware

As páginas falsas simulam programas populares, mas disponibilizam arquivos não-confiáveis, manipulados e hospedados em serviços também reconhecidos.

Ciência & Tecnologia

A plataforma de anúncios do Google, o Google Ads, está sendo utilizada para divulgação de sites falsos que levam usuários a fazer download de vírus, que roubam os dados pessoais contidos no computador.

As páginas falsas simulam programas populares – o que reforça ainda a confiabilidade por parte do usuário -, mas disponibilizam arquivos não-confiáveis, manipulados e hospedados em serviços também reconhecidos. Desta forma, menos suspeita são levantadas e o malware (programa com intenção maliciosa) é baixado para o computador.

A intenção principal deste programa é o roubo de informações pessoais, como credenciais e cookies salvos nos navegadores. O programa garante ao usuário o download gratuito de alguns programas populares, como AnyDesck, Slack, Zoom, uTorrent, Afterburner, entre outros.

Click to continue reading

Segundo o portal Terra, esta operação foi revelada por especialistas do Guardio Labs, que também divulgou que a busca pelos softwares no Google faz com que os anúncios falsos apareçam. Por se tratar de serviços conhecidos, acabam não sendo bloqueados por antivírus ou outros meios de segurança.

Os pesquisadores também disseram que os principais alvos são usuários dos Estados Unidos e do Canadá. Porém vale ficar alerta, pois há uma grande quantidade de marcas que os cibercriminosos estariam explorando.