BACK
Aprenda, em passos simples, a degustar vinhos como um sommelier
vivaavida.r7.com

Aprenda, em passos simples, a degustar vinhos como um sommelier

Provar vinhos pode ser mais fácil e divertido do que você imagina

Social & Lifestyle

Degustar um vinho está longe de ser uma tarefa simples, mas ainda mais longe de ser complicada, como muita gente prega por aí. O mais importante a ser dito, e que sempre bato na tecla, é: existem lugares e situações para se degustar um vinho tecnicamente. Cabe a quem está degustando ter esta noção para não passar vergonha por ser muito simplista, mas principalmente, para não enfeitar demais o pavão e passar por uma pessoa metida e arrogante.

Degustar um vinho é uma experiência sensorial que envolve avaliar seu visual, seus aromas, sabor e ter uma conclusão geral. E existem alguns passos para esse processo:

Taça

Click to continue reading

Nem sempre teremos uma bela taça de cristal à disposição e tá tudo bem! O importante é que o copo ou taça esteja bem lavado e sem resíduos ou cheiro. Após colocar o vinho na taça, passamos à análise dele.

Visual

Segurando o copo/taça pela haste para evitar aquecer o vinho com a mão, observe a cor dele, a transparência e a tonalidade. Se você inclinar a taça, pode ver nas bordas uma coloração que pode indicar se um vinho é mais velho ou não. Isso se dá quando temos o tom é mais acobreado, atijolado.

Mas cuidado: o tempo que um vinho leva para atingir esta coloração varia muito! No visual também podemos olhar as tais lágrimas do vinho, que mostram o corpo e o teor alcoólico. Mas diferente do que muitos pensam, isso não quer dizer se o vinho é bom ou não!

Olfato

Para melhor sentir os aromas de um vinho, agite a taça em movimentos circulares. Isso permitirá que o oxigênio interaja mais com o líquido e libere mais os aromas. Aproximando o nariz do copo, poderemos sentir uma variedade enorme de aromas diferentes.

E aqui um alerta: não existe certo e errado! Cada um sentirá uma coisa, dependendo da sua memória olfativa.

Além disso, alguns vinhos podem ir mudando na taça conforme o tempo. Os tipos de cheiros que sentimos podem ir das mais diversas frutas e flores, passando por aromas de terra, de especiarias, temperos, madeira, minerais e até aromas animais. É uma variedade gigantesca!

Paladar

Ao tomar o primeiro gole, pare para perceber as sensações na boca, como o sabor (que será normalmente parecido com o que sentiu nos aromas), acidez, doçura, álcool e níveis de taninos do vinho, que normalmente temos nos tintos e em alguns rosés, que dão aquela sensação de adstringência. Para melhor sentir tudo isso, rode o vinho pela boca, mas sem exagerar e parecer que está fazendo bochecho...

Conclusões Finais

Após engolir (ou cuspir, se estiver degustando vários vinhos), avalie o final do vinho. Este é o sabor e a sensação persistentes na boca. Observe se ele some rapidamente ou se o sabor fica presente ainda por alguns segundos.

Lembrando que toda degustação é pessoal e a avaliação final depende de cada um. Ninguém tem o direito de dizer se um vinho é bom ou não, senão você. E tem lugares e momentos que queremos apenas curtir a bebida, sem refletir a fundo sobre ela, e isso é super importante para não passarmos do ponto nos comentários em uma situação ou local que não é pertinente. Afinal, o mais importante é curtir o vinho naquele momento da forma que quisermos, sem regras ou chatices!