
noticias.r7.com
Caos no trânsito: protestos fecham a Fernão Dias e faixas da Marginal Tietê
A pista sentido Castello Branco da marginal Tietê chegou a ter 23 km de lentidão às 18h30. Vias já estavam liberadas às 19h
Local
Protestos provocaram longas filas na tarde e noite desta sexta-feira (14) na marginal Tietê e na rodovia Fernão Dias, em São Paulo.
Uma manifestação causou 23 km de lentidão no sentido Castello Branco da marginal Tietê na altura da Freguesia do Ó.
Por volta das 18h30, os manifestantes estavam concentrados na pista local, onde três faixas foram interditadas. Em um cartaz, eles pediam “Justiça por John”. No protesto, foi formada uma barricada com fogo em pneus e lixo.
A vida foi liberada por volta das 19h, mas ainda houve congestionamento na região até as 20h, aproximadamente.
Na rodovia Fernão Dias, policiais soltaram bombas por volta das 17h35 contra manifestantes que fecharam as pistas expressa e local da via, no sentido Belo Horizonte, na saída da capital paulista, na altura do km 86.
Alguns minutos depois, a pista foi liberada, mas o protesto ainda produz reflexos. Por volta das 18h30, a via tinha 4 km de lentidão. Às 20h, a situação já estava normalizada.
A manifestação pediu justiça por Alberes Fernandes de Lima, morto por um policial militar durante uma briga em Santana, na zona norte de São Paulo. A discussão teria se iniciado depois que uma faixa de trânsito, que estava sendo instalada pela vítima, escapou devido ao vento forte e quase atingiu o suspeito, que passava pelo local numa moto.
O radar posicionado na pista central da marginal Tietê, sentido Ayrton Senna/Castelo Branco, pouco antes da ponte das Bandeiras, foi o campeão de multas no trânsito da cidade de São Paulo em 2022 até setembro. Ele registrou 61.529 infrações, a maioria por excesso de velocidade. Nesse ponto, os motoristas não podem ultrapassar os 50 km/h, abaixo do padrão das pistas centrais das marginais. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a velocidade máxima ali é menor em razão do alto índice de acidentes.