BACK
Dar uma tela ao seu filho pode atrapalhar a regulação emocional
www.istoedinheiro.com.br

Dar uma tela ao seu filho pode atrapalhar a regulação emocional

O uso frequente de dispositivos digitais para distrair comportamentos desagradáveis, como acessos de raiva, foi associado a mais desregulação emocional

Social & Lifestyle

Após um longo dia de trabalho ou em um momento de relaxamento no final de semana, a birra de uma criança é tudo o que não queremos. Muitos pais entregam o celular para o filho afim de acalmá-lo e ter o tão aguardado sossego.

Por mais tentador que seja dar-lhes um smartphone ou ligar a TV como resposta padrão, acalmar com dispositivos digitais pode levar a mais problemas com a reatividade emocional no futuro, mostrou um novo estudo.

“Mesmo aumentando ligeiramente a reatividade emocional de uma criança, isso significa apenas que é mais provável que quando uma dessas frustrações diárias surgir, você terá uma reação maior”, disse a principal autora do estudo, Dra. Jenny Radesky, pediatra de desenvolvimento comportamental.

Click to continue reading

Os pesquisadores analisaram as respostas de 422 pais e cuidadores para avaliar a probabilidade de utilizar dispositivos para distração e o quão desregulado foi o comportamento de seus filhos de 3 a 5 anos de idade durante um período de seis meses, de acordo com o estudo publicado na segunda-feira no JAMA.

O uso frequente de dispositivos digitais para distrair de comportamentos desagradáveis ​​e perturbadores, como acessos de raiva, foi associado a mais desregulação emocional em crianças – principalmente crianças que já estavam lutando com a regulação emocional, de acordo com o estudo.

“Quando você vê seu filho de 3 a 5 anos passando por um momento emocional difícil, o que significa que está gritando e chorando por alguma coisa, está ficando frustrado, pode estar batendo, chutando ou deitado no chão. … Se sua estratégia principal é distraí-los ou fazê-los ficar quietos usando algum aparelho eletrônico, então este estudo sugere que isso não os está ajudando a longo prazo ”, disse Radesky, professor associado de ciências comportamentais da Universidade de Michigan Medical Escola.

Há dois problemas com a distração com a mídia: tira a oportunidade de ensinar a criança sobre como responder a emoções difíceis e pode reforçar que grandes exibições de suas emoções difíceis são formas eficazes de conseguir o que querem, disse Radesky.

“Só vou mostrar grandes emoções para que possamos parar o que estamos fazendo e escapar dessa demanda”, disse ela.

O estudo está de acordo com as recomendações atuais da Academia Americana de Pediatria, da Academia Americana de Psiquiatria Infantil e Adolescente e da Organização Mundial da Saúde de que crianças de 2 a 5 anos devem ter tempo de tela muito limitado, disse a Dra. Joyce Harrison, professora associada de psiquiatria e ciências comportamentais na Johns Hopkins School of Medicine em Baltimore.

Harrison, que não participou do estudo, disse que, embora houvesse limitações quanto à diversidade dos participantes, ele foi bem elaborado e é apoiado pela pesquisa existente.

O que mais fazer

Em vez de distração, Radesky recomenda aproveitar as birras e a desregulação emocional como oportunidades para ensinar as crianças a identificar e responder às emoções de maneiras úteis.

“Não há substituto para a interação, modelagem e ensino de adultos”, disse Harrison.

Em vez de punir suas expressões de frustração, raiva ou tristeza com um intervalo, Radesky disse que pode ser uma boa ideia criar um lugar confortável para as crianças coletarem seus sentimentos – talvez algo com pufes, cobertores ou uma barraca.

A mensagem deve ser: “Você não está sendo ruim por ter grandes emoções, você só precisa reiniciar. Todos nós precisamos reiniciar às vezes”, acrescentou ela.

Pode ser útil para os cuidadores ajudar as crianças a nomear suas emoções e oferecer soluções quando estão respondendo de forma inadequada a esses sentimentos, disse ela.

Mas, às vezes, falar sobre emoções é muito abstrato para crianças em idade pré-escolar e, nesses casos, Radesky recomendou o uso de zonas coloridas para falar sobre emoções.

A calma e o conteúdo podem ser verdes; preocupado ou agitado pode ser amarelo; e chateado ou zangado pode ser vermelho, usando gráficos ou imagens de rostos para ajudar as crianças a combinar o que estão sentindo com a zona de cor em que estão. Para reforçar, os adultos podem falar sobre suas próprias emoções em termos de cores na frente de seus crianças, disse Radesky.

Você e seu filho podem analisar as cores juntos e anotar ferramentas calmantes para as diferentes zonas, acrescentou ela.