BACK
Conhecimento

Estadão publica nota falsa sobre militares e depois se retrata

O jornal O Estado de São Paulo publicou, na manhã desta segunda-feira (19), uma nota falsa da Comissão Interclubes das Forças Armadas, que teria sido distribuída por militares da reserva em grupos de WhatsApp e em redes sociais. Horas depois de divulgar o texto, o veículo se retratou e disse que “compromete-se a reforçar ainda mais seu processo de apuração”.

Na matéria original, publicada às 7h34 desta segunda, a publicação informou que o Clube Militar (Exército), o Clube Naval (Marinha) e o Clube da Aeronáutica teriam declarado apoio ao coronel Jean Lawand Júnior e ao tenente-coronel Mauro Cesar Cid, investigados pela Polícia Federal por supostamente tramarem um golpe de Estado.

O jornal declarava ainda que, no documento, os presidentes dos clubes incitavam “publicamente o coronel Lawand Júnior a desobedecer a ordem do comandante do Exército, general Tomás Miguel Ribeiro de Paiva, de permanecer no Brasil”.

Click to continue reading

Entretanto, às 10h27, quase três horas depois da veiculação da primeira reportagem, o Estadão publicou uma nova matéria dizendo que errou ao publicar a nota e reforçando que o comunicado era falso. No texto, o jornal disse que corrigiu a informação assim que o equívoco foi constatado.

Na errata, o jornal também destacou a informação dada pela Comissão Interclubes das Forças Armadas de que, pelo fato de a nota não ser verdadeira, a entidade se eximia “de qualquer responsabilidade sobre a mesma”.