BACK
Estudo mostra 10 alimentos mais saudáveis do mundo para comer todo dia
www.metropoles.com

Estudo mostra 10 alimentos mais saudáveis do mundo para comer todo dia

Um estudo feito por pesquisadores da William Paterson University, dos EUA, revelou quais são os alimentos mais ricos em nutrientes. Confira!

Social & Lifestyle

Na equação diária de refeições ideais, consta a soma de legumes, verduras e frutas, além da adição de proteínas, carboidratos saudáveis e de gorduras insaturadas de alta qualidade. Antes de seguir essa “conta” à risca, vale conferir um estudo feito por pesquisadores da William Paterson University, do estado norte-americano de Nova Jersey, que revelou os 10 alimentos mais saudáveis do mundo.

Os especialistas analisaram a densidade de nutrientes de 41 alimentos. Durante a avaliação, notaram a concentração de 17 substâncias positivas ao bom funcionamento do organismo nos itens examinados e colocaram a proporção de vitaminas e fibras, entre outros componentes benéficos, em relação ao número de calorias.

Em outras palavras, quanto maior for a proporção, mais saudável será o alimento. De acordo com os experts, não há frutas no top 10 e somente um ingrediente atingiu a marca de fornecer 100% dos nutrientes necessários para o consumo diário de 100 calorias. Não se espante em só ver folhas verdes.

Click to continue reading

1. Agrião

Conforme elencaram os pesquisadores, o agrião assumiu o topo por ser rico em vitamina C e A, ferro, potássio, magnésio, cálcio e diversos antioxidantes. Não só isso, o vegetal incorpora outros nutrientes e oferece efeito calmante nas doenças respiratórias. Pelo estudo, os especialistas comprovaram o potencial da planta em desintoxicar o corpo e purificar o sangue.

2. Alface chinesa

Em segundo lugar está a alface chinesa, fonte de proteína vegetal e aminoácidos de alta qualidade. Consumir apenas 100 gramas da hortaliça resulta em um quarto da quantidade ideal de vitamina C por dia.

3. Acelga

Na terceira colocação do rol aparece a acelga. O vegetal tem uma série de nutrientes. É o caso de dispor de muita vitamina C. Na composição da hortaliça, há vitamina B e betacaroteno, tipo de precursor da vitamina A. Comer a folhagem fornece minerais, como ferro, cálcio e magnésio, ao organismo.

4. Folha de beterraba

Quem sofre com anemia costuma “ser obrigado” a comer beterraba. Nesse caso, os experts avaliaram o potencial da folha do vegetal, que é uma potente fonte de betacaroteno e cálcio mais do que a própria raiz. Minerais e vitaminas são outros nutrientes disponíveis no alimento.

5. Espinafre

Famoso por fazer o personagem de desenho animado Popeye ficar forte e musculoso, o espinafre ocupa o quinto lugar no estudo por englobar um leque de nutrientes “semelhantes ao da acelga”, porém menos concentrados. O legume verde-escuro integra vitaminas do complexo B e C, sem contar os minerais.

6. Chicória

Sexto alimento mais saudável do mundo pela análise da William Paterson University, a chicória tem a função de saciar por um tempo considerável por ser rica em fibras, e também ajuda a regular o funcionamento intestinal. Ingerir a hortaliça oferece ao corpo importantes quantidades de potássio, ácido fólico e zinco e as vitaminas A, B e C.

7. Alface

Formada por 95% de água, a alface é mais uma hortaliça folhosa com bastante betacaroteno, folato, vitaminas do complexo B e vitamina C. Com baixo teor de calorias, o alimento traz na composição minerais, com destaque para o cálcio.

8. Salsinha

Fácil de cultivar em hortas, a salsinha dispõe de um poderoso valor nutricional. A planta abrange um leque de vitaminas, sendo elas, do complexo A, B, C, E e K. Entre os minerais em maior nível no alimento, estão o cobre, magnésio e o ferro.

9. Alface romana

Na penúltima colocação do estudo aparece a alface-romana, com folhas maiores e resistentes. Mais uma com alto teor de betacaroteno, a hortaliça é rica em vitamina B, ácido fólico e minerais bons para fortalecer a imunidade.

10. Couve

A couve conclui o top 10 da pesquisa dos especialistas de Nova Jersey. Com grande quantidade de potássio e antioxidantes, o vegetal abrange as vitaminas A, C, D, E e K. O alimento ajuda na prevenção e no tratamento de doenças como a anemia.