
lifestyle.r7.com
Exagerou nas festas de fim de ano? Veja dicas valiosas de especialistas para dar adeus ao inchaço
A esteticista Nany Mota e a dermatologista Maria Eduarda Pires listam tratamentos que podem ser feitos em casa ou em consultório
Moda & Beleza
Se você passou do limite durante as festas de fim de ano, você chegou ao lugar certo. O R7 reuniu algumas dicas de especialistas para te ajudarem a aliviar o inchaço causado pelos exageros nas comemorações.
Neste período, grande parte dos prejuízos ao corpo são provocados pela alta ingestão de álcool. Por isso, a esteticista e massoterapeuta Nany Mota explica a importância de se hidratar antes, durante e depois das festas.
"O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, com isso, a ingestão de álcool, ainda mais em excesso, afeta a reserva de água do corpo, ou seja, quando não há água suficiente ela começa a ser retirada do nosso sistema periférico, essa ação afeta diretamente nosso corpo e nossa pele, trazendo descamação, ressecamento e retenção de líquido. Uma dica valiosa é repor essa necessidade que temos de se hidratar, intercalar álcool e água, ou até mesmo água de coco. Isso ajuda a manter nossa reserva sob controle e nosso organismo hidratado", diz.
Nany reforça a importância da atividade física, mesmo que em intensidade menor do que a de costume. Ela ainda ensina uma boa técnica para aliviar o inchaço facial em casa:
"1. Pontue seu hidratante facial por todo o rosto;
2. Posicione as mãos as encaixando ao lado do nariz e sobre o bigode chinês, depois as leve até as orelhas de forma firme, mas sem muita pressão, pois nossa pele é delicada e fina. Os movimentos devem ser suaves e rítmicos para proporcionar oxigenação e desinchaço;
3. Coloque a ponta do dedo anelar no interno dos olhos, próximo ao lacrimal. Comprima e descomprima suavemente, mas com um pouco mais de pressão;
4. Faça movimentos circulares na região orbicular dos olhos, indo das olheiras até o alto das sobrancelhas;
5. Para finalizar, vamos a testa! Passe as mãos alternadamente pela testa levando do centro a raiz lateral dos cabelos, aqui podemos colocar um pouco mais de pressão. Isso ajudará a tirar a expressão de cansaço da testa e também o relaxamento;
6. Recomendo realizar uma sequência de 10 repetições para cada um dos movimentos."
Passadas as festas de fim de ano, o verão passa ser uma grande preocupação do público. A dematologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), indica alguns tratamentos mais profundos que as pessoas podem fazer em consultório, para curtir o calorzão sem neuras.
"Os tratamentos mais buscados são os corporais, principalmente aqueles recomendados para amenizar flacidez, celulites e estrias", conta. "Em regiões como abdômen e coxas. Entre as opções de protocolos estão o ultrassom microfocado (para estímulo de colágeno) e o ultrassom macrofocado (para 'destruição' de gorduras e enzimas localizadas), bioestimuladores injetáveis e toxina botulínica", fala.
Por fim, a médica alerta sobre os outros cuidados que precisamos ter com a grande exposição ao sol, como a insolação.
"É recomendado se hidratar e usar roupas leves que não apertem. Também é bom evitar o uso de esponjas, esfoliantes e banhos quentes e demorados, a água gelada é ideal para auxiliar no processo de recuperação da pele. Após o banho faça a hidratação do corpo e do rosto com produtos que não contenham álcool em sua formulação. Dois ativos que recomendo bastante buscar nesses casos são o ácido hialurônico que hidrata sem pesar e Mentha Piperita que dá sensação de frescor. Se o ressecamento e descamação estiverem muito intensos também indico buscar por produtos com Manteiga de Karité na fórmula, um potente hidratante. Outra dica é consumir alimentos leves como frutas e verduras, usar e abusar do protetor solar e evitar permanecer sob o sol, principalmente nos horários mais quentes do dia", conta.