BACK
Exagerou nas festas de fim de ano? Veja dicas valiosas de especialistas para dar adeus ao inchaço
lifestyle.r7.com

Exagerou nas festas de fim de ano? Veja dicas valiosas de especialistas para dar adeus ao inchaço

A esteticista Nany Mota e a dermatologista Maria Eduarda Pires listam tratamentos que podem ser feitos em casa ou em consultório

Moda & Beleza

Se você passou do limite durante as festas de fim de ano, você chegou ao lugar certo. O R7 reuniu algumas dicas de especialistas para te ajudarem a aliviar o inchaço causado pelos exageros nas comemorações.

Neste período, grande parte dos prejuízos ao corpo são provocados pela alta ingestão de álcool. Por isso, a esteticista e massoterapeuta Nany Mota explica a importância de se hidratar antes, durante e depois das festas.

"O nosso corpo é composto por cerca de 70% de água, com isso, a ingestão de álcool, ainda mais em excesso, afeta a reserva de água do corpo, ou seja, quando não há água suficiente ela começa a ser retirada do nosso sistema periférico, essa ação afeta diretamente nosso corpo e nossa pele, trazendo descamação, ressecamento e retenção de líquido. Uma dica valiosa é repor essa necessidade que temos de se hidratar, intercalar álcool e água, ou até mesmo água de coco. Isso ajuda a manter nossa reserva sob controle e nosso organismo hidratado", diz.

Click to continue reading

Nany reforça a importância da atividade física, mesmo que em intensidade menor do que a de costume. Ela ainda ensina uma boa técnica para aliviar o inchaço facial em casa:

"1. Pontue seu hidratante facial por todo o rosto;

2. Posicione as mãos as encaixando ao lado do nariz e sobre o bigode chinês, depois as leve até as orelhas de forma firme, mas sem muita pressão, pois nossa pele é delicada e fina. Os movimentos devem ser suaves e rítmicos para proporcionar oxigenação e desinchaço;

3. Coloque a ponta do dedo anelar no interno dos olhos, próximo ao lacrimal. Comprima e descomprima suavemente, mas com um pouco mais de pressão;

4. Faça movimentos circulares na região orbicular dos olhos, indo das olheiras até o alto das sobrancelhas;

5. Para finalizar, vamos a testa! Passe as mãos alternadamente pela testa levando do centro a raiz lateral dos cabelos, aqui podemos colocar um pouco mais de pressão. Isso ajudará a tirar a expressão de cansaço da testa e também o relaxamento;

6. Recomendo realizar uma sequência de 10 repetições para cada um dos movimentos."

Passadas as festas de fim de ano, o verão passa ser uma grande preocupação do público. A dematologista Maria Eduarda Pires, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), indica alguns tratamentos mais profundos que as pessoas podem fazer em consultório, para curtir o calorzão sem neuras.

"Os tratamentos mais buscados são os corporais, principalmente aqueles recomendados para amenizar flacidez, celulites e estrias", conta. "Em regiões como abdômen e coxas. Entre as opções de protocolos estão o ultrassom microfocado (para estímulo de colágeno) e o ultrassom macrofocado (para 'destruição' de gorduras e enzimas localizadas), bioestimuladores injetáveis e toxina botulínica", fala.

Por fim, a médica alerta sobre os outros cuidados que precisamos ter com a grande exposição ao sol, como a insolação.

"É recomendado se hidratar e usar roupas leves que não apertem. Também é bom evitar o uso de esponjas, esfoliantes e banhos quentes e demorados, a água gelada é ideal para auxiliar no processo de recuperação da pele. Após o banho faça a hidratação do corpo e do rosto com produtos que não contenham álcool em sua formulação. Dois ativos que recomendo bastante buscar nesses casos são o ácido hialurônico que hidrata sem pesar e Mentha Piperita que dá sensação de frescor. Se o ressecamento e descamação estiverem muito intensos também indico buscar por produtos com Manteiga de Karité na fórmula, um potente hidratante. Outra dica é consumir alimentos leves como frutas e verduras, usar e abusar do protetor solar e evitar permanecer sob o sol, principalmente nos horários mais quentes do dia", conta.