BACK
Filhote de baleia encalhado em praia é salvo após 6 horas de mutirão - Só Notícia Boa
www.sonoticiaboa.com.br

Filhote de baleia encalhado em praia é salvo após 6 horas de mutirão - Só Notícia Boa

Um mutirão de 6 horas, reunindo biólogos e populares, resgatou um filhote de baleia-jubarte que estava encalhado em uma praia no Espírito Santo. O caso aconteceu na Praia de Manguinhos, na Serra. Recém-nascido, o animal estava com ferimentos. Depois de horas de trabalho e muito esforço, os biólogos conseguiram levar o bichinho de volta para […]

Local

Um mutirão de 6 horas, reunindo biólogos e populares, resgatou um filhote de baleia-jubarte que estava encalhado em uma praia no Espírito Santo. O caso aconteceu na Praia de Manguinhos, na Serra.

Recém-nascido, o animal estava com ferimentos. Depois de horas de trabalho e muito esforço, os biólogos conseguiram levar o bichinho de volta para o mar.

O filhote já tinha encalhado nas proximidades no último sábado, e no domingo voltou a aparecer. A mamãe “coruja” viu tudo!

Click to continue reading

O resgate

A operação foi complexa, mas movida a muita solidariedade.

Mais de 4 institutos de animais, junto com a Prefeitura da Serra e banhistas que estavam no local, deram uma nova chance de vida para o animal.

Chamou a atenção dos profissionais que, durante o resgate, a mamãe do bebê acompanhou tudo.

“Por várias vezes nós vimos a mãe batendo a nadadeira no fundo e depois conseguimos ver ela se aproximando do filhote, depois que ele foi solto”, disse João Marcelo Ramos, Diretor de projetos do Instituto Orca.

Foi preciso muita paciência de todos no mutirão para resgatar o filhote de baleia. Todo mundo trabalhou bastante para que o animal retornasse para a mamãe a salvo. E deu certo.

Como foi protegido

Os veterinários colocaram toalhas molhadas e protegeram o filhote com guarda-sóis.

Além disso, deram medicamentos para dor, já que ele estava com alguns ferimentos.

Depois de 6 horas trabalhando duro, finalmente a equipe envolvida no resgate conseguiu libertar o filhotinho!

Participaram da ação, além do Instituto Orca e a Prefeitura da Serra, o Instituto Baleia Jubarte, Amigos da Jubarte e Ambipar Environmental Response.

Mamãe coruja

Agora, João espera que de volta para a mãe, o bebê, que segundo profissionais deve ter no máximo uma semana de vida, não encalhe novamente.

“A chance dele ainda é muito pequena, porém já tem um pouco mais de chance por estar junto a mãe, tendo a proteção dela. A batalha dele não vai ser fácil, ele ficou bem debilitado, embora tenha sido tratado por veterinários e medicado”, contou.

Independentemente do que acontecer daqui pra frente, o coração da gente já fica quentinho como esse resgate.