BACK
Fóssil do maior jacaré que habitou o planeta é exibido no museu da PUC Minas | O TEMPO
www.otempo.com.br

Fóssil do maior jacaré que habitou o planeta é exibido no museu da PUC Minas | O TEMPO

Exemplar mede 13,5 metros e foi encontrado no Acre; trabalho de montagem será iniciado neste sábado

Cultura & Entretenimento

O fóssil do Purussaurus, maior jacaré que habitou o planeta Terra, estará em exibição no Museu de Ciências Naturais da PUC Minas a partir deste sábado (4). O exemplar mede 13,5 metros e foi encontrado no Acre. Estima-se que os adultos da espécie, que viveu durante o período Mioceno — de 15 a 5 milhões de anos atrás — pesavam entre 8 e 10 toneladas.

Segundo a instituição, será iniciado, com duração de seis meses, um trabalho de montagem do fóssil, conduzido por biólogos, paleontólogos e artistas plásticos do museu. “O processo consiste no acabamento de escultura, pintura e instalação de ferragens para a articulação das peças”, explicou.

A peça foi enviada pelo Museu da Amazônia, em Manaus. Após a montagem, o fóssil será transportado para o local de exposição definitivo, no terceiro andar do Museu, e fará parte da exposição permanente Vida na Água.

Click to continue reading

O primeiro fóssil do Purussaurus foi encontrando em 1892 pelo naturalista João Barbosa Rodrigues, no rio Purus no estado do Amazonas. O Museu PUC Minas já contava com o crânio do mesmo jacaré e agora terá o fóssil completo.

Visitas

Os visitantes podem acompanhar a montagem do Purussaurus durante o horário de funcionamento do Museu, de terça a sábado, das 9h às 17h, no hall de entrada. O Museu está localizado na rua Dom José Gaspar, 290 – Coração Eucarístico