BACK
Local

Governo declara emergência sanitária em 3 Estados por doença do cacaueiro

O Ministério da Agricultura declarou que o Acre, Amazonas e Rondônia estão em estado de emergência fitossanitária. O motivo é uma praga que ataca plantações e frutos. A decisão é assinada pela ministra Tereza Cristina e foi publicada nesta 6ª feira (6.ago.2021) no Diário Oficial da União. Eis a íntegra (455 KB). De acordo com o ministério, os 3 Estados estão em risco iminente de introdução da prada Moniliophthora roreri em suas plantações. O estado de emergência pode durar até um ano. Conhecida pela doença do cacaueiro, essa praga não afeta a saúde humana. Mas ela consegue atingir tanto as culturas de cacau quanto de cupuaçu.

A doença se apresenta como um fungo nas plantas e nos frutos. De acordo com o Ministério da Agricultura, a praga causa perdas na produção e eleva os cursos, pois é necessário aplicar medidas de controle na área. Na 5ª feira (5.ago), o governo já tinha declarado quarentena no Acre por causa da doença do cacaueiro. O ministério tinha afirmado então que estava delimitando a área exata e que a praga tinha ocorrido.

Isso significa que nenhuma planta ou fruto pode sair da área afetada para que a praga não seja introduzida em plantações de outros Estados. A quarentena em todo o território do Acre seria revista depois da delimitação. Mas nesta 6ª feira (6.ago), o ministério já incluiu o Amazonas e Rondônia como áreas de risco. A medida, segundo o governo, foi tomada porque os Estados fazem fronteira com o Acre e a praga pode causar prejuízos na cadeia de produção nacional..

Click to continue reading

Todas as regras para o estado de emergência nos Estados ainda serão decididas pela ministra Tereza Cristina. O ministério afirma ainda que desde a 1ª vez que a praga foi detectada -no mês passado, em uma cidade do interior do Acre -suas equipes estão no local avaliando os riscos.