BACK
Ciência & Tecnologia

Lançamento de satélite brasileiro aproxima startups com empresas da Índia

O governo indiano quer aproveitar o lançamento do satélite Amazonia 1 (o 1º 100% brasileiro) para aproximar startups indianas de space tech com brasileiras. No Brasil, o principal hub da área fica em São José dos Campos (SP).

Nesse domingo (28.fev.2021), o satélite será lançado a partir do Centro de Lançamento Sriharikota, na Índia. A missão terá início à 1h54, no horário de Brasília. E será a 1ª parceria entre os 2 países. Os últimos satélites que já estão no espaço e que têm componentes brasileiros foram feitos em parceria com a China.

Dessa forma, a Índia, que é um dos poucos países que detêm a tecnologia para lançamentos de veículos espaciais, pretende aproveitar esse momento para assumir o posto de parceiro principal do Brasil no setor. E, para isso, já está na agenda a realização de um seminário para conectar empresários brasileiros com indianos e incentivar o mercado privado na exploração dessa tecnologia.

Click to continue reading

Ao lado do satélite brasileiro serão enviados outros 18. Além do Amazonia 1, há aparelhos dos Estados Unidos e da Índia. Eles são considerados secundários pela missão.

O tempo de duração entre o lançamento e o desprendimento do Amazonia 1 será curto. Apenas 17 minutos e 23 segundos. Os outros serão liberados em 2 grupos após 1 hora e 51 minutos e 1 h 55 minutos da decolagem, segundo o governo indiano.

Entre esses aparelhos há satélites produzidos por governos, como é o caso do brasileiro, mas há também outros produzidos pelo setor privado. Destacam-se 3 que foram feitos por startups indianas.

A Space Kidz India –startup que tem estudantes na sua estrutura– vai lançar 1. A Pixxel, de Bangalore, outro. Um 3º será lançado por um consórcio de 3 institutos de educação: Jeppiaar Institute of Technology, G H Raisoni College of Engineering e Sri Shakthi Institute of Engineering and Technology.

É justamente a partir desse fato que os indianos pretendem se aproximar do Brasil. Esses 5 grupos irão ser colocados em contato com brasileiros. A meta é que, no futuro, o setor aeroespacial brasileiro tenha na Índia a sua principal referência e parceira.

AMAZONIA 1

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

É um desenvolvimento coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações e conduzido pelo Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) em parceria com a AEB (Agência Espacial Brasileira).

As atividades de montagem, integração e testes (AIT) do satélite Amazonia 1 foram realizadas no Laboratório de Integração e Testes situado no Inpe de São José dos Campos (SP).

Fonte:

https://economictimes.indiatimes.com/news/science/countdown-begins-for-pslv-c51/amazonia-1-mission/articleshow/81241121.cms

https://static.poder360.com.br/2021/02/pslv-c51_amazonia_1_brochure.pdf