BACK
Lesa Pátria: PF cumpre mandado contra general da reserva em Brasília
www.metropoles.com

Lesa Pátria: PF cumpre mandado contra general da reserva em Brasília

Lesa Pátria chega à 18ª etapa. Operação da Polícia Federal tem um único alvo, que seria o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes

Política

A 18ª fase da Operação Lesa Pátria foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (29/9). Um mandado de busca e apreensão é cumprido no Distrito Federal.

O mandado foi expedido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e cumprido pela PF, mas ainda há a determinação do bloqueio de bens da pessoa investigada, que seria o general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes.

Ridauto Fernandes também é ex-diretor de Logística do Ministério da Saúde e participou da invasão terrorista no Palácio do Planalto. Lúcio é ligado ao ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, e foi nomeado para o cargo em julho de 2021. Sua exoneração ocorreu no dia 31/12, último dia do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Click to continue reading

De blusa do Brasil, Fernandes disse, na época, que estava “arrepiado” com a invasão e criticou a Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por ter atirado bombas de gás lacrimogêneo nos terroristas. O general também já defendeu, em suas redes sociais, um golpe de Estado e disse que “morreria e mataria” pelo Brasil.

A operação tem como objetivo identificar os participantes dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Nesse dia, milhares de pessoas entraram e depredaram o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o STF. A estimativa é que os danos causados ao patrimônio público no dia em questão cheguem ao valor de R$ 40 milhões.

Além da prisão dos envolvidos, a PF está atrás de pessoas que “instigaram, financiaram e fomentaram os fatos”.

Duas fases da Lesa Pátria em uma semana

Na última quarta-feira (27/9), a PF fez a 17ª fase da Operação Lesa Pátria. Nela, a corporação cumpriu três mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão. Todos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) para alvos no Distrito Federal, em São Paulo, no Paraná, em Minas Gerais e Goiás.

Aildo Francisco Lima, vulgo Bahia, e Basilia Batista, ambos de São Paulo, e Margarida Marinalva de Jesus Brito, do DF, receberam mandados de prisão. Entre os alvos dos mandados de busca e apreensão, estão: Danilo Silva e Lima (GO), Osmar Pacheco da Silva (GO), Wanderley Zeferino da Silva (GO), Luciene Beatriz Ribeiro Cunha (MG) e Erli Antonio Fernandes (MG).

Lesa Pátria permanente

De acordo com a instituição, as investigações seguem com a Operação Lesa Pátria, que se torna permanente. De tempos em tempos, há atualizações em relação ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.