BACK
Curiosidades

Passageiro clandestino é encontrado em trem de pouso de jato cargueiro

Um passageiro clandestino foi encontrado vivo no trem de pouso de um avião de carga da companhia Cargolux que chegou ao aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, vindo da África do Sul no domingo, informou a polícia holandesa.

A porta-voz da Polícia Real Holandesa, Joanna Helmonds, disse que o homem foi levado ao hospital em condição estável.

“Definitivamente, é muito incomum que alguém tenha conseguido sobreviver ao frio a uma altitude tão elevada, é muito, muito incomum”, disse ela.

Click to continue reading

Helmonds disse que a idade e a nacionalidade do homem ainda não foram determinadas.

Acredita-se que o homem tenha subido a bordo do avião antes da decolagem em Johanesburgo, maior cidade sul-africana e um dos maiores hubs de voos do continente.

A Cargolux confirmou em e-mail à agência de notícias Reuters que o passageiro clandestino estava em um voo operado pela Cargolux Italia.

"Não estamos em posição de fazer mais comentários até que as autoridades e a companhia aérea concluam sua investigação", disse um comunicado da transportadora.

O único voo de carga da Cargolux que chegou a Schiphol no domingo foi um cargueiro Boeing 747 que partiu de Johanesburgo e fez escala em Nairóbi, no Quênia, de acordo com o site de Schiphol e dados de rastreamento de voos.

Dados da plataforma RadarBox.com mostram que o Boeing 747-400, de matrícula LX-YCV, decolou do aeroporto Internacional O.R. Tambo, em Johanesburgo às 19h30 de ontem e pousou à 0h17 em Nairóbi, no Quênia.

Às 04h16 o Boeing 747-400, de 13 anos de uso, decolou de Nairóbi, pousando em Amsterdam às 11h45, totalizando 11 horas e 36 minutos de voo desde a primeira decolagem na África do Sul.

O RadarBox.com também mostra que Johanesburgo é o quinto destino mais frequente do cargueiro, além de Schiphol, na Holanda; Tolmachevo, na Rússia; Malpensa na Itália; e Luxemburgo.

Os passageiros clandestinos em voos para a Holanda são raros, acrescentou Helmonds, observando que tentativas anteriores envolveram possíveis imigrantes da Nigéria e do Quênia.

Os clandestinos enfrentam um risco considerável de morte durante todas as fases do voo.

Alguns caíram durante a decolagem ou pouso, enquanto outros enfrentam hipotermia e hipóxia nas temperaturas extremamente baixas e baixa pressão atmosférica de grandes altitudes.

Hipotermia é quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C. O organismo humano, para realizar suas funções metabólicas, precisa apresentar temperatura entre 36°C e 37.5°C.

Hipóxia é a diminuição do aporte de oxigênio ou baixa concentração de oxigênio nos tecidos.

No ano passado, o corpo de um nigeriano foi encontrado no trem de pouso de um avião que chegava ao aeroporto de Schiphol.

Em novembro, autoridades de fronteira dos EUA em Miami prenderam um homem de 26 anos que estava escondido no trem de pouso de um avião que chegava da Guatemala e Lago, na Nigéria. No início daquele ano, um clandestino de 16 anos foi encontrado em um trem de pouso de um avião de Londres no aeroporto de Maastricht. O menino se escondeu no trem de pouso de uma aeronave. Ele sobreviveu a temperaturas abaixo de zero em um voo de uma hora e foi internado no hospital com sintomas graves de hipotermia.