BACK
Pix, criação do Brasil, pode ser ‘exportado’ para pelo menos 6 países; entenda | O TEMPO
www.otempo.com.br

Pix, criação do Brasil, pode ser ‘exportado’ para pelo menos 6 países; entenda | O TEMPO

Brasil abrirá protocolo do meio de pagamento para outros países

Ciência & Tecnologia

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse, em um seminário promovido por uma universidade norte-americana, nessa quinta-feira (19), que o órgão abrirá o protocolo para a criação do Pix a bancos centrais que tenham interesse. Isso abriria a possibilidade de que o sistema de transferências instantâneas seja aplicado em outros países. Campos Neto disse ter tratado sobre o assunto com o Canadá, Colômbia, Equador, Estados Unidos, Peru e Uruguai.

Ele já havia mencionado o tema em um evento organizado pelo Poder360 e PicPay em dezembro de 2022. "Ficamos surpresos com o interesse internacional. Fizemos eventos de cooperação técnica e abrimos protocolos para países que querem fazer Pix, de graça. O nosso foco atual é a América Latina, e começamos a ter também procura por países africanos", disse, na época.

Campos Neto reforçou, ainda, que a visão do BC é de digitalização do sistema financeiro, com democratização. "O Pix vai ser ou já está sendo plataforma para bancos darem crédito. Uma das prioridades para 2023 é Pix automático, como débito em conta", completou o presidente do BC.