BACK
Retinol em alta: substância que previne envelhecimento exige cuidados | Metrópoles
www.metropoles.com

Retinol em alta: substância que previne envelhecimento exige cuidados | Metrópoles

Saiba os riscos do retinol e quais são os cuidados necessários para usar essa substância contra o envelhecimento da pele

Moda & Beleza

A procura de produtos de beleza que previnam contra o envelhecimento cresceu muito. E um dos ativos que mais se popularizou com essa alta demanda foi o retinol. Mas você sabe para que essa substância serve?

De acordo com a especialista em dermatocosmética, Ludmila Bonelli, “algumas das funções mais pontuais do retinol são as de regeneração celular, esfoliação e síntese de colágeno. Mas tem também ação importante no controle da oleosidade e da acne e na redução da hiperpigmentação”.

Por sua vez, o retinol também elimina as células mortas, promove uma melhora da textura, suaviza poros dilatados, atenua rugas e permite uma penetração mais eficaz de outros ativos. Só coisa boa, né? Nem tudo, já que esse produto também pode trazer alguns riscos e pedir alguns cuidados.

Click to continue reading

Riscos do retinol

Antes de mais nada, vale lembrar que o ácido retinóico e retinol não são a mesma coisa. Ou seja, possuem riscos diferentes. “Enquanto o ácido retinóico é um metabólito ativo na pele, o retinol, deve ser transformado, pela nossa pele, em ácido retinóico para então agir. O efeito do ácido retinóico é mais ‘forte’, mais ‘efetivo’ do que do retinol. Porém, os efeitos colaterais (vermelhidão, afinamento da pele e fragilidade capilar), são menores com o uso do retinol (quando comparado com ácido retinóico)”, explica Paola Pomerantzeff, que é dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

E é por isso que o ácido retinóico precisa de prescrição por dermatologista, enquanto o retinol tem a sua venda feita em farmácias sem receita médica.

Cuidados necessários

Como o retinol é um ativo fotossensível, não dá para deixar a fotoproteção de lado.

Leia mais aqui:

https://www.altoastral.com.br/beleza/retinol-substancia-para-prevenir-envelhecimento-exige-cuidados.phtml