BACK
Rubiales e Jenni Hermoso: 'É decepcionante que te parem para perguntar sobre o beijo e não para parabenizar pela Copa do Mundo', diz goleira da Espanha - BBC News Brasil
www.bbc.com

Rubiales e Jenni Hermoso: 'É decepcionante que te parem para perguntar sobre o beijo e não para parabenizar pela Copa do Mundo', diz goleira da Espanha - BBC News Brasil

Em entrevista à BBC Mundo, Catalina Coll, goleira da seleção espanhola, fala sobre o escândalo envolvendo Luis Rubiales e sua colega Jeni Hermoso.

Esportes

Catalina Coll, goleira da seleção espanhola, campeã da Copa do Mundo recentemente disputada na Austrália e Nova Zelândia, disse ser uma pessoa muito segura, qualidade que julga indispensável para atuar na posição.

Ela demonstra essa segurança também fora das quatro linhas.

Coll faz questão de confirmar seu apoio à sua colega de seleção Jenni Hermoso, que foi lançada em uma polêmica envolvendo o beijo que lhe foi dado pelo presidente da federação espanhola de futebol (RFEF), Luis Rubiales. Isso ocorreu durante as comemorações pela conquista da Copa do Mundo, ainda no gramado, logo após a partida final contra a Inglaterra.

Click to continue reading

Rubiales foi suspenso de suas funções e o caso agora está sendo investigado.

Coll, que também participou das conquistas das Copas do Mundo sub-17 e sub-19, diz que manterá até o fim seu apoio à denúncia feita pela colega de seleção.

As 23 integrantes da equipe campeã disseram que não voltarão a jogar pela seleção até que Rubiales seja removido da presidência da federação.

O ato de Rubiales recebeu uma enxurrada de críticas e gerou um acalorado debate no meio desportivo, que acabou envolvendo toda a sociedade e classe política da Espanha.

O caso repercutiu na mídia internacional e nas redes sociais, gerando discussões sobre temas como consentimento, sexismo e abuso de poder.

Rubiales, suspenso do cargo temporariamente pela Fifa, teve também o pagamento de seu salário cancelado, e tem enfrentado pedido de renúncia feito por diversos setores da sociedade, incluindo o governo espanhol. Ele vem negando, desde o começo, ter beijado Hermoso sem consentimento da jogadora.

Em entrevista à BBC Mundo, Catalina Coll, de 22 anos, não esconde sua decepção pelos acontecimentos que, para ela, ofuscaram uma conquista que deveria estar sendo comemorada por todo o país.

Ela falou sobre o episódio do beijo, mas também sobre a vitória e de como, após uma derrota, ganhou a posição de titular no gol de um time que seguiu firme rumo ao título.

Link abaixo veja os principais trechos da entrevista concedida à BBC Mundo, serviço em espanhol da BBC.

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cml80x77ry8o