BACK
Ciência & Tecnologia

Telescópio mais poderoso do mundo entra na órbita do Sol

O telescópio James Webb está chegando ao seu destino. De acordo com a agência espacial norte-americana, seus propulsores devem ser acionados na tarde desta segunda-feira, 24, quando o gigante será colocado em órbita ao redor do Sol.

O James Webb, lançado em 25 de dezembro, deve ficar no ponto conhecido como Lagrange 2 ou L2, a cerca de 2 milhões de quilômetros da Terra.

Nesta altura, as forças gravitacionais da Terra e do Sol se anulam, fazendo com que o objeto permaneça ali sem muito esforço e acompanhe o planeta durante sua caminhada pelo sistema solar.

Click to continue reading

Mesmo assim, ele ainda não deve começar a operar. Antes disso, o telescópio irá executar procedimentos de testes e de calibração de instrumentos.

O trabalho está previsto apenas para junho de 2022, data que deve marcar também a entrega das primeiras imagens obtidas por ele.

O telescópio foi criado para ver o espaço profundo por meio de sinais infravermelho — ou seja, objetos astronômicos muitos distantes da Terra.

O James Webb poderá captar as imagens além das nuvens de gás e poeira, mostrando onde as estrelas estão nascendo. Logo, ele complementará informações já existentes que foram captadas pelo antigo telescópio Hubble, lançado em 1990.

O Webb será capaz de olhar para o passado, enxergando 100 milhões de anos depois do Big Bang — teoria sobre o desenvolvimento inicial do Universo. Os cientistas estarão mirando em conhecer melhor a origem do Universo.

Além de se concentrar na formação das primeiras estrelas e objetos celestes, os pesquisadores também pretendem utilizar o telescópio para estudar buracos negros supermassivos que parecem ocupar o centro de galáxias distantes.