Ciência & Tecnologia
A ciência diz a verdade?
É complicado
Primeiro, a própria "verdade" é difícil de definir ou mesmo de identificar. Como você tem certeza de que alguém está lhe dizendo a verdade? Não que você sempre diga a verdade. Em grupos, o que pode ser considerado verdadeiro para uma cultura com um determinado conjunto de valores morais pode não ser verdadeiro para outra. Exemplos são fáceis de encontrar: a pena de morte, direitos ao aborto, direitos dos animais, ambientalismo, a ética de possuir armas, etc.
No nível das relações humanas, a verdade é muito complicada. Viver em uma época em que as notícias falsas ocuparam o centro das atenções apenas corrobora esse fato óbvio. Porém, não saber diferenciar entre o que é verdadeiro e o que não é leva ao medo, à insegurança e, em última instância, ao que poderia ser chamado de servidão de cosmovisão - a adesão subserviente a uma cosmovisão proposta por alguém no poder. Os resultados, como a história do século XX tem mostrado amplamente, pode ser catastrófico.
--- Proclamações de verdades definitivas ou absolutas, mesmo na ciência, não devem ser confiáveis. ---
O objetivo da ciência, pelo menos no papel, é chegar à verdade sem recorrer a qualquer crença ou sistema moral. A ciência visa ir além da bagunça humana para não ter valores. A premissa aqui é que a Natureza não tem uma dimensão moral e que o objetivo da ciência é descrever a Natureza da melhor maneira possível, chegar a algo que poderíamos chamar de "verdade absoluta". A abordagem é típica herdeira da noção iluminista de que é possível tirar as complicações humanas da equação e ter uma visão objetiva absoluta do mundo. No entanto, esta é uma tarefa difícil.
É tentador acreditar que a ciência é o melhor caminho para a verdade porque, em uma extensão espetacular, a ciência triunfa em muitos níveis. Você confia na direção de seu carro porque as leis da mecânica e da termodinâmica funcionam. Cientistas e engenheiros da NASA conseguiram fazer com que o Ingenuity Mars Helicopter - o primeiro dispositivo feito pelo homem a voar sobre outro planeta - pairasse sobre a superfície marciana sozinho.
Podemos usar as leis da física para descrever os resultados de incontáveis experimentos com níveis surpreendentes de precisão, desde as propriedades magnéticas dos materiais até a posição do seu carro no trânsito usando localizadores GPS. Nesse sentido restrito, a ciência diz a verdade. Pode não ser a verdade absoluta sobre a Natureza, mas certamente é uma espécie de verdade pragmática e funcional à qual a comunidade científica chega por consenso com base no teste compartilhado de hipóteses e resultados.
Fonte: autor MARCELO GLEISER, trecho de artigo publicado no canal BigThink.
https://bigthink.com/13-8/science-what-is-truth
Tags: Ciência, verdade, física, MARCELO GLEISER, Fake News