BACK
Negócios

Quer ser CEO? Ser narcisista ajuda, e muito!

É amplamente reconhecido que o narcisismo é uma característica peculiar dos líderes, como os CEOs. Muitas pesquisas mostraram que os CEOs são desproporcionalmente propensos a tendências narcisistas - muitas vezes mascarando seus próprios desejos fortes de poder e prestígio com um exterior confiante e encantador.

Agora, um novo estudo na Itália sugere que aqueles que apresentam cinco traços de personalidade narcisistas sobem na escada corporativa muito, muito mais rápido.

Em uma pesquisa com 172 CEOs italianos, aqueles que pontuaram mais alto em extroversão, excesso de confiança, autoestima, dominância e autoritarismo tinham maior probabilidade de serem nomeados CEO.

Click to continue reading

O relacionamento foi considerado tão sensível que mesmo um ligeiro aumento nos níveis de narcisismo resultou em uma probabilidade 29% maior de se tornar CEO em comparação com os níveis médios de narcisismo da amostra.

“Nossos resultados são um tanto preocupantes - na verdade, eles implicam que organizações e conselhos favorecem a ascensão de indivíduos narcisistas a posições de liderança importantes”, disseram as psicólogas Paola Rovelli e Camilla Curnis.

“O narcisismo é conhecido por ser um traço sombrio e os indivíduos caracterizados por níveis mais elevados de narcisismo são conhecidos por obter resultados negativos para a empresa, como crime financeiro, evasão fiscal, culturas menos colaborativas e muito mais.”

A análise estatística é relativamente pequena e os resultados precisarão ser verificados em outras nações. No entanto, como a maioria das pesquisas sobre narcisismo de CEOs se concentra em executivos nos Estados Unidos, o novo artigo é uma extensão internacional bem-vinda.

Fonte: Science Direct

Tags: #narcisismo, CEOs, líderes, excesso de confiança, autoestima, autoritarismo, extroversão, liderança, corporativismo