BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Cadê o cabelo que estava aqui?

Será que o nosso cabelo diminui mesmo o volume com o passar do tempo? É verdade que a idade chega e o cabelo vai?

Queda de cabelo é um problema que atinge mais pessoas do que se imagina. Engraçado que este é um assunto muito mais falado entre os homens que entre as mulheres. Mas também não é para menos, quando eles perdem o cabelo, na maioria dos casos, é para valer. Mas as mulheres também sofrem muito com esse problema.

Segundo o Dermatologista Dr. Alexandre Filippo, o cabelo cai devido à diminuição dos hormônios, que com a idade, tendem a ficar mais escassos.

Click to continue reading

Por isto, quanto mais cedo tratar, mais chances de reverter o problema. O ideal é procurar um especialista para avaliar e entender o motivo da queda.

A principal causa é a genética, mas pode acontecer também por distúrbios hormonais, carência de vitaminas, anemia, doenças reumatológicas, problemas na tireoide, uso de produtos químicos, além de outras causas.

Por exemplo, neste momento em que estamos vivendo no confinamento, devido à Pandemia do Novo Coronavírus, as pessoas acabam ficando estressadas com as notícias sobre o aumento nos casos, as mortes, e isso pode desencadear uma queda de cabelo acentuada.

“Esse estresse pode causar uma liberação de cortisol no sangue, aumentar a adrenalina, e também provocar danos aos tecidos, principalmente no sistema imunológico, deixando as pessoas mais suscetíveis aos problemas como: herpes, celulites, erisipela entre outros. No cabelo, esse cortisol atua inflamando o bulbo capilar, o que provoca a queda. Muito estresse, cai cabelo sim”! – Dr. Alexandre Di Filippo

Dicas para evitar queda de cabelo!

Evitar shampoos medicamentosos.

Usar shampoo com maior teor de vitaminas, mais energizantes. (Dica: a linha de shampoo da Vichi Dercos Energizante).

Nutrir a raiz com vitaminas.

Como tratar?

O Dr. Alexandre di Filipo explica que foi lançado um tratamento que vem tendo ótimos resultados, com relação à queda e cabelos fracos. É O Neosil, que possui em sua composição o silício orgânico, considerado um dos melhores ativos para tratar a queda de cabelo. O produto nutri a raiz com o shampoo e a loção, e aumenta a imunidade do organismo com o suplemento alimentar, que também faz parte do tratamento.

Outra dica de tratamento seria, para os homens, a Finasteride, e, para as mulheres, o Minoxidil.(Você encontra na farmácia).

Quem também deu dicas importantíssimas para a gente evitar a queda de cabelo foi o Hair Stylist e consultor capilar, Deivison Lessa.

Segundo ele, o que mais fazemos de errado é:

Deixar resíduos no cabelo como: condicionador, leave in e reparador de pontas.

Não lavar o cabelo adequadamente.

Não se alimentar corretamente.

Não fazer acompanhamento regular com médicos e dermatologistas.

O que devemos fazer?

Higienizar o couro cabeludo.

Estimular a circulação sanguínea do couro cabeludo através de massagens e leves puxões na haste do cabelo.

Lavar regularmente o cabelo, priorizando o couro cabeludo.

Ao utilizar produtos de finalização como leave in, mousse e reparador de pontas nunca aplicar no couro cabeludo, nem exagerar na quantidade para não acumular resíduo e obstruir os poros.

Lavar os cabelos fazendo movimentos retos e não circulares, pois os movimentos circulares estimulam as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade neste couro cabeludo.

Intercalar cabelo solto e amarrado, pois quando o cabelo fica só amarrado, abafa o couro e estimula a oleosidade, favorecendo assim a obstrução dos poros.

Evitar ficar com os cabelos molhados, pois favorece fungos, caspa e seborreia, grandes vilões quando o assunto é queda.

Tente levar uma vida saudável e prazerosa, evitando assim estresse e a depressão, que hoje, sem dúvida, são grandes responsáveis pela queda excessiva.

Então, nada de pânico! Cabelo, do mesmo jeito que cai, nasce. Mas precisamos ficar atentos para não cometermos erros que podem nos deixar, literalmente carecas.

Daniela Christoffer

www.danichristoffer.com

@danichristoffer

Tags: queda de cabelo, cabelo caindo, Estresse, ansiedade, danichristoffer, Fleekus