BACK
Curiosidades

Arábia Saudita condena mais uma mulher a 45 anos por ‘espalhar mentiras no Twitter’

Uma mulher saudita recentemente condenada a 45 anos de prisão foi condenada por usar a internet e contas de mídia social para “espalhar mentiras por meio de tweets”, entre outros supostos crimes. A informação é do jornal britânico The Guardian.

Noura al-Qahtani, cujo caso surgiu na semana passada, é mãe de cinco filhas, incluindo uma com deficiência, tem quase 50 anos e problemas de saúde, de acordo com os registros do tribunal.

O documento, que descreve a condenação e a condenação de Qahtani por um tribunal criminal especial, foi compartilhado com o veículo britânico por Abdullah Alaoudh, diretor do Golfo da Dawn, um grupo pró-democracia com sede em Washington fundado pelo jornalista saudita assassinado Jamal Khashoggi.

Click to continue reading

Os registros do tribunal mostram – pela segunda vez em semanas – uma sentença draconiana contra uma mulher aparentemente comum que usou as mídias sociais para expressar apoio a dissidentes, mas não estava pessoalmente envolvida em atividades políticas. Isso contradiz a imagem pública que o governo saudita e seus apoiadores têm procurado promover de que as mulheres desfrutam de mais liberdade pessoal sob o governo do líder saudita de fato, Mohammed bin Salman.

No mês passado, um tribunal de apelações saudita condenou Salma al-Shehab, estudante de doutorado da Universidade de Leeds e mãe de dois filhos, a 34 anos de prisão por ter uma conta no Twitter e por seguir e retuitar dissidentes e ativistas. Shehab foi presa e condenada depois de voltar para casa na Arábia Saudita para passar férias. A sentença foi amplamente condenada e o Departamento de Estado dos EUA disse que teve várias discussões com colegas sauditas para discutir o caso.

No caso de Qahtani, o documento do tribunal afirma que ela usou duas contas anônimas do Twitter. Uma das contas, @Najma097 , parece ter estado ativa pela última vez em 4 de julho de 2021 e segue 293 contas do Twitter. Alguns tweets parecem criticar o príncipe Mohammed e apoiar os direitos dos detidos políticos.

Qahtani foi condenada por várias acusações, incluindo que ela tentou “manchar” o príncipe herdeiro e o rei Salman; que ela “encorajou a participação em atividades que prejudiquem a segurança e a estabilidade da sociedade e do Estado”; que expressou “apoio” à ideologia daqueles que desejam “desestabilizar” o reino; por se juntar a um grupo dedicado a essas causas no Twitter e segui-los no YouTube. Ela também foi condenada por “insultar” símbolos e funcionários do Estado, buscar a libertação de detidos e obstruir a investigação sobre seu uso de mídia social ao “destruir e ocultar o uso de telefone celular no crime”.

Ela também foi condenada por estar de posse de um livro proibido, escrito por Salman Alaoudh, um conhecido clérigo reformista – e pai de Abdullah Alaoudh of Dawn – que está cumprindo prisão perpétua em uma prisão saudita. Salman Alaudh está preso desde 2017 depois de pedir paz no Twitter após a implementação de um bloqueio liderado pela Arábia Saudita ao Catar.