BACK
China decide escavar buraco de 10 mil metros de profundidade para entender passado da humanidade
hora7.r7.com

China decide escavar buraco de 10 mil metros de profundidade para entender passado da humanidade

Operação ocorre no meio de um deserto onde está localizado o campo petrolífero de Fuman, o maior do mundo

Curiosidades

A China começou a escavar um dos buracos mais profundos que já existiu, com cerca de 10 mil metros, na província de Xinjiang. A escavação tem como objetivo entender melhor e explorar o que realmente existe sob a superfície terrestre, além de entender melhor as origens da humanidade.

A operação se iniciou nesta quinta-feira (1°) no campo petrolífero de Fuman, o maior campo petrolífero ultraprofundo chinês, localizado no centro de um dos maiores e mais severos desertos do país, onde praticamente não há vida.

Wang Chunsheng, um especialista técnico envolvido na escavação, disse à agência de notícias chinesa Xinhua que perfurar um poço de mais de 10 km de profundidade é uma tentativa de explorar o território desconhecido da Terra e expandir os limites da compreensão humana.

Click to continue reading

“A dificuldade de construção do projeto de perfuração pode ser comparada a um grande caminhão dirigindo em dois cabos de aço finos. Estamos fazendo isso para que a China consiga reconstruir a história dos continentes, incluindo a evolução das paisagens, as mudanças climáticas e a distribuição da vida”, completou Chunsheng.

Atualmente, o buraco mais profundo do mundo é o Kola Superdeep Borehole, em Murmansk, na Rússia. As operações foram realizadas de 1970 até 1992, atingindo cerca de 12.200 metros de profundidade, mas foi paralisada após a dissolução da União Soviética.