BACK
Opinião

Glenn critica ação de Alexandre de Moraes contra Monark

O jornalista americano Glenn Greenwald criticou a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, que abriu inquérito para investigar o influenciador digital Bruno Monteiro Aiub, conhecido como Monark. Moraes também aplicou multa ao youtuber no valor de R$ 300 mil por descumprimento de decisão judicial, em sentença expedida na última quarta-feira (2).

Segundo Moraes, Monark criou novos perfis nas redes sociais a fim de reproduzir conteúdo vedado pelo Judiciário em decisão pregressa, em seu desfavor. O intuito seria produzir lucro com a veiculação do material.

– A criação de novos perfis se revela como um artifício ilícito utilizado para produzir (e reproduzir) conteúdo que já foi objeto de bloqueio nestes autos, veiculando novos ataques, violando decisão judicial, o que pode caracterizar, inclusive, o crime de desobediência (art. 359 do Código Penal) – apontou o magistrado em sua decisão.

Click to continue reading

Durante o System Update, Glenn apontou que Monark “foi totalmente removido da internet e agora não tem mais como ganhar a vida”.

No Twitter, o jornalista apontou “censura”.

– Não posso exagerar o quão extremo e despótico o regime de censura do Brasil se tornou. Importa não só porque o Brasil importa, mas porque a UE e o Canadá/EUA estão estudando isso como um laboratório para ver até onde podem ir – escreveu.

VEJA AQUI:

https://twitter.com/juliovschneider/status/1687462763033944064