BACK
Política

Justiça Eleitoral dá passo para cassar bancada do PL no Ceará

O Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) formou maioria para impugnar todas as candidaturas do Partido Liberal (PL) para o cargo de deputado estadual em 2022. De acordo com denúncias, a legenda teria fraudado a cota de gênero, que define um mínimo de candidaturas femininas.

Na prática, a formação da maioria é o primeiro passo da Justiça Eleitoral para cassar os mandatos dos quatro deputados estaduais eleitos pelo PL no Ceará no ano passado. A sigla foi responsável por formar a terceira maior bancada da Assembleia Legislativa no Estado nordestino, com as eleições de Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Doutora Silvana e Marta Gonçalves.

Apesar da formação de maioria, os quatro deputados estaduais do PL no Ceará seguem com seus mandatos ativos. Isso porque o julgamento não foi concluído em razão de pedido de vista (termo técnico usado quando um juiz pede mais tempo para analisar o caso). Além disso, em caso de conclusão da ação pelo TRE-CE, eles poderão recorrer ao Supremo Tribunal Federal.

Click to continue reading

Por ora, no TRE-CE, o placar é de quatro votos a zero a favor da cassação dos mandatos dos políticos do PL. Só faltam os pareceres de outros dois juízes da Corte.

No Ceará, o deputado estadual mais votado é do PL

Na mira da Justiça Eleitoral, o PL foi responsável por lançar Carmelo Neto como candidato a deputado estadual no Ceará. Então vereador da capital Fortaleza, ele foi o mais votado na disputa pelo Legislativo estadual, com mais de 118 mil votos. Mara Gonçalves também recebeu mais de 100 mil votos na briga pelas cadeiras na Assembleia Legislativa cearense.