BACK
Tudo é sobre sexo? Entenda por que tema desperta tanto interesse
www.metropoles.com

Tudo é sobre sexo? Entenda por que tema desperta tanto interesse

Independentemente do meio, o sexo nunca passa batido quando está em pauta, nem que seja para críticas. Entenda a raiz dessa curiosidade

Social & Lifestyle

“Tudo é sobre sexo”, já diria o escritor Oscar Wilde. E o fato é que, do liberal até o mais radical dos conservadores, sabe-se que o tema gera muita curiosidade e “burburinho”. Seja em músicas, estudos, notícias, filmes ou obras literárias – o sexo nunca passa batido, nem que seja para ser criticado pelos mais conservadores.

De acordo com o terapeuta sexual André Almeida, o súbito interesse do ser humano começa ainda no processo evolutivo. “O prazer foi selecionado por favorecer processos que levariam à reprodução. Isso, somado ao fato de que o próprio sexo é muito reforçador, puxa a atenção dos indivíduos”, explica.

Para além da questão evolutiva, de forma prática os hormônios também influenciam muito no interesse humano por temas sexuais.

Click to continue reading

“Os hormônios fazem com que o ser humano esteja apto para fazer sexo e pensar sobre sexo. Por mais conservador que você seja, você ainda é humano”, elucida a psicóloga Alessandra Araújo.

Conservadorismo esse, explica a especialista, tende aumentar ainda mais o inevitável interesse em sexo. “Quando entramos em um ‘personagem’ ou temos que seguir crenças estabelecidas, menos fico livre para ser que eu sou e, assim, a curiosidade fica ainda maior”, garante.