Social & Lifestyle
A GRÉCIA E SUA CULTURA VÍNICA
Impossível falar de vinhos e não lembrar da Grécia antiga, berço desse maravilhoso líquido. Segundo a história, o vinho surgiu na Grécia por volta de 4000 A.C.. Dionísio, filho de Zeus, foi proclamado o Deus do vinho por ter o conhecimento da vitivinicultura e por propagar o consumo.
Com total influência do Mediterrâneo e com sua geografia e seu clima, a Grécia produz vinhos de grande qualidade e muito característicos, pois sua produção diante do seu clima peculiar e suas uvas autóctones resulta em vinhos curiosos e de excelente qualidade.
As principais regiões produtoras são: Macedônia, Peloponeso, Santorini e Creta.
Principais uvas e suas características:
- Brancas: Assyrtiko, Moscofilero, Savatiano e Roditis.
- Tintas: Agiorgitiko, Xinomavro e Mavrodaphne.
Os vinhos gregos vêm principalmente de Nemeia e do Peloponeso.
Zacharias Vineyards:
Essa propriedade oferece uma ampla variedade de produtos, que recebem uma grande quantidade de medalhas nas principais competições mundiais. Além disso, é a maior e mais histórica vinícola privada de Nemeia. Em 2004, a vinícola foi totalmente modernizada e reconstruída. Os vinhos estão a cargo do enólogo Ilias Zacharias, considerado o melhor engenheiro agrônomo de Nemeia.
Os vinhos que selecionamos foram os seguintes:
- Omikron branco: Produzido com as uvas Roditis e Moscophilero, apresenta uma cor amarelo palha claro, no nariz tem notas de maçã, frutas cítricas e floral. Na boca, é leve, fresco e muito agradável no fundo de boca. Acompanha bem queijos mais leves, saladas, peixes grelhados e pizzas.
- Zacharias Assyrtiko: A uva Assyrtiko proporciona vinhos brancos mais estruturados, ótima acidez e muita mineralidade. Nosso exemplar tem cor amarelo intenso com reflexos verdes, nariz rico em notas minerais, frutas cítricas e toque de ervas medicinais. Na boca, apresenta boa estrutura, acidez, boa intensidade, persistência e fundo longo com notas marítimas. Ideal para acompanhar peixes mais gordurosos, moqueca de frutos do mar, queijos tipo brie, camembert e de cabra mais maturado.
- Omikron tinto: Produzido com a uva Agiorgitiko, este tinto tem corpo médio, com notas de frutas frescas tipo morango, cereja e amoras, bom equilíbrio e fundo de boca muito agradável. Acompanha muito bem frios, carnes mais magras, ensopado de frango, queijos tipo maasdam, gouda e gruyères.
- Zacharias Nemea: Produzido com Agiorgitiko e com amadurecimento de 12 meses em barrica de carvalho francês. Cor vermelho ruby intenso, nariz complexo com notas de frutas maduras, pelica, defumado e ligeiro tostado. Possui boa estrutura, taninos macios, fundo de boca persistente e é equilibrado. Ideal para acompanhar carnes de caça, paleta de cordeiro, costela no bafo e queijos tipo parmigiano reggiano.
- Domaine Skouras: A história do Domaine Skouras começou em 1986, com um vinho emblemático, Megas Oenos, que se tornou sinônimo de George Skouras. Naquela época, Megas Oenos foi uma mistura pioneira de Agiorgitiko e Cabernet Sauvignon. Hoje, o Megas Oenos é um dos vinhos com presença consistente no mundo dos vinhos europeus, com uma capacidade de envelhecimento comprovada e apenas rivalizada por poucos vinhos gregos.
Em 1980, George Skouras foi estudar Agricultura, na Universidade de Dijon, na Borgonha, França. No entanto, a sua convivência com os Chardonnays e Pinot Noirs da região, bem como com os famosos viticultores locais, o fascinou.
Ao se formar em Dijon em enologia, George começou a acumular experiência em muitas regiões clássicas de produção de vinho da França, Itália e Grécia.
A vinícola boutique está localizada na área de Nemeia, na vila de Gimno. Abaixo nossos vinhos exclusivos do domaine:
- Cuvée Prestige branco: Produzido com as uvas Moscofilero e Roditis, este vinho possui tonalidade amarelo palha claro com reflexos verdes, aromas de frutas cítricas, toque floral lembrando o jasmim, notas de hortelã e mineral. Na boca, é leve, fresco e fácil de beber. Vinho ideal para ser consumido em clima tropical. Acompanha bem carpaccios, saladas, peixes grelhados, peito de frango e queijos frescos.
- Armyra branco: Produzido com 95% Chardonnay e 5% Malagousia, e 30% fermentado e amadurecido por 6 meses em barrica de carvalho francês. Apresenta uma cor amarelo palha intenso com reflexos verdes. Nariz, muito fino com notas de pêssego maduro, frutas tropicais como abacaxi e limão, notas de manteiga e caramelo. Na boca, tem bom corpo, boa acidez, é equilibrado e macio. Final de boca longo e complexo. Acompanha muito bem peixes gordurosos, moqueca baiana e queijos meia cura.
- Cuvée Prestige rosé: Produzido com 70% Agiorghitiko e 30% Moscofilero. Apresenta uma cor cereja brilhante, aromas de cereja madura, framboesas, notas de flores e pétalas de rosa. Na boca, apresenta corpo médio, bom frescor, com uma sensação de erva-doce na boca, final longo e muito agradável. Acompanha bem saladas, pizzas, queijos frescos e carnes magras.
- Cuvée Prestige tinto: Produzido com 90% Agiorghitiko e 10% Cabernet Sauvignon. Possui uma tonalidade vermelho púrpura com reflexos rubi. No nariz, apresenta aromas intensos de cerejas pretas, amoras, ameixa, violeta e ervas secas. Na boca, tem corpo médio, taninos delicados, bom equilíbrio com um final de boca moderado e harmonioso. Acompanha bem carnes vermelhas maturadas, ensopados, assados, massas com molhos vermelhos ou ragu e queijos meia cura.
Boa degustação !
Instagram: @dionisiochavess